Parashá Yitro: "Remanescentes" um padrão antes das Revelações da Geulá
Existe conexão entre o nome Yitro (יתרו), o nome do filho de Isaías, Shear Yashuv (שְׁאָר יָשׁוּב) e o padrão de redenção que Ha'Shem revelou desde o Egito até o tempo de Mashiach?
Acreditamos que sim!!!
Vamos direto ao assunto: o nome Yitro tem implícito o conceito de 'remanescente' (יתר, *yeter*), pois esse era o seu nome até antes da conversão.
O nome do filho de Isaías, Shear Yashuv (שְׁאָר יָשׁוּב) "Um Resto Volverá"), numa.mensagem de conforto do Reino de Judá informando que, apesar da traição dos seus irmãos do Reino do Norte (Israel) ter associado com a Síria para guerrear, Ha'Shem, diz que eles irão fracassar e Judá seguirá existindo.
Vamos começar com Yitro, 'O Remanescente' que surge, antes da Revelação da Torá.
O nome Yitro (יתרו) deriva da raiz יתר (yeter), que significa "remanescente" ou "sobra". Yitro, o sogro de Moshé, era um sacerdote midianita que se converteu ao monoteísmo e reconheceu a grandeza de Deus após ouvir sobre os milagres do Êxodo. Sua conversão é simbolizada pela adição da letra 'vav' (ו) ao seu nome, que representa conexão e elevação espiritual.
Qual significado profético desse fato? A preparação para a revelação d Torá, pois Yitro representa o "remanescente" das nações que reconhece a Torá (a Verdade), Isto se dá após a revelação, mas Ha'Shem escreve na sequência do Chumash, antes da revelação do Sinai!! A conversão de Yitro simboliza que a Torá não é apenas para Israel, mas tem um alcance universal, contudo, primeiro o povo de D'us, com quem tem pacto, e depois, toda humanidade.
Para o nome dele ser Yitro, teve que colocar a letra 'vav' em seu nome, o que indica que ele foi elevado a um novo nível espiritual, conectando-se ao povo de Israel e ao plano de D'us. Vav é o número 6 e significa adição, conexão, é a letra que faz conexão entre os mundos superiores com os inferiores, na Cabalá que logo falaremos.
O filho de Isaías, Shear Yashuv, que está na haftará de Yitro, é traduzido como "Um Resto Volverá", fazendo alusão clara para 'O Remanescente' antes da redenção (Geulá) final.
O nome Shear Yashuv (שְׁאָר יָשׁוּב), "Um Resto Volverá", é uma profecia sobre o remanescente de Israel que perdeu sua identidade pelas perseguições, e assimilação, retornarão a D'us (teshuvá) e participando do caminho para a redenção final.
Assim, o remanescente de Israel representará aqueles que retornarão e permanecerão fiéis a D'us mesmo em tempos de crise, como a atual. Eles são a semente da redenção, garantindo a continuidade do povo judeu e sua missão espiritual no exílio, juntamente com ou demais judeus espalhados pelo mundo.
Pensamos que, da mesma forma como Yitro preparou o caminho para a revelação da Torá, os remanescentes de Israel, o farão para a revelação da Torá viva, e o caminho para a vinda do Mashiach, e a redenção final.
Veja que há um padrão no tema "Remanescente"!! A presença de um remanescente antes de grandes revelações de D'us é um padrão que se repete na história judaica:
Yitro Representa o remanescente das nações que reconhece a verdade de D'us e se conecta ao povo de Israel.
O povo judeu que saiu do Egito era um remanescente que manteve sua identidade e fé, pois conforme o Talmud apenas um quarto dos filhos de Israel, saíram do Egito com Moshé, e estes remanescentes que receberam a Torá.
O nome do filho de Isaías, representa o remanescente de Israel que sobreviverá aos tempos difíceis e como testemunho da proteção de D'us e sua romessa de redenção.
A propósito, a Cabalá ensina que em cada geração há um remanescente de justos (tzadikim) que sustenta o mundo e prepara o caminho para o Mashiach.
Ainda na Cabalá, o conceito de remanescente está ligado à ideia de tzimtzum (contração divina) e shevirat ha-kelim (quebra dos vasos). A luz de Um Resto Volverá". Isto está revelado através de um processo de contração e reconstrução, e o remanescente representa aqueles que capturam e preservam essa luz.
Yitro simboliza a elevação das "faíscas sagradas" (nitzotzot) que estão espalhadas entre as nações. Sua conversão representa a reintegração dessas faíscas ao plano divino.
Juntando os conceitos do nome do filho de Isaías e de Yitro temos a reunião das Faíscas: O remanescente de Israel representa a reunião das faíscas sagradas que foram dispersas durante o exílio. Eles são os responsáveis por preparar o mundo para a redenção final.
Veja que há nexo entre os Remanescentes, os 600 mil no Êxodo e os Remanescentes no Retorno do Estado de Israel em 1948 e o de Revelação.
A ideia de um 'remanescente' está na Parasha Yitro, na sua haftará. No livro de Revelação (7.4-8), são mencionados 144 mil servos de Deus, divididos em 12 tribos de Israel, com 12 mil de cada tribo. Esses 144 mil são descritos como selados e protegidos por D'us, representando um grupo fiel que permanece leal a Ele durante os tempos de tribulação.
Que fiel é este? Revelação responde: "os que guardam os mandamentos de D'us e o testemunho do Mashiach", a Torá viva.
E os 600 mil no Êxodo?
No Sinai (Shemot 12:37), cerca de 600 mil homens (além de mulheres e crianças) saíram do Egito sob a liderança de Moshé. Esse número representa o núcleo do povo de Israel, que foi redimido da escravidão e preparado para receber a Torá no Monte Sinai. Este grupo foi essencial para a revelação da Torá e o estabelecimento da aliança entre Deus e Israel.
Você acha que foi por acaso os 600 mil remanescentes que estavam em Israel quuando a ONU decidiu criar o moderno Estado de Israel em 1948?
Em 1948, com o estabelecimento do Estado de Israel, muitos judeus retornaram à sua terra ancestral após séculos de exílio e perseguição. Embora o número exato de remanescentes varie, o retorno a Israel foi visto como um cumprimento parcial das profecias bíblicas sobre a restauração do povo judeu.
O retorno de Israel em 1948 é um marco fundamental, um sinal do cumprimento das promessas de D'us de reunir o povo judeu em sua terra (Ezequiel 36:24).
Assim como no tempo de Moshé, os judeus que retornaram a Israel representam ao Egito, e os que sobreviveu Holocausto e às perseguições, mantendo sua identidade e fé, são também, remanescentes.
Dessa forma, pode-se estabelecer uma conexão entre esses quatro grupos (os 600 mil, saindo do Egito, os 600 mil entrando com Yohoshua, e os 600 mil, remanescentes de 1948 e os 144 mil, da Revelação) pode ser estabelecida através do conceito de remanescentes fiéis, que têm a Torá como sua regra de vida e prática, que aparece em diferentes momentos da história.
Vejamos o Padrão de Redenção:
- Shemot (Ex ) Os 600 mil representam o remanescente redimido do Egito, preparado para receber a Torá e estabelecer a nação de Israel.
- 1948: Os remanescentes que estavam em Israel simbolizam o cumprimento das promessas divinas de restauração e preparação para a Geulá (redenção final), que ocorrerá brevemente, com a vinda do Mashiach.
- Revelação: Os 144 mil representam o remanescente fiel de Israel que será protegido durante a tribulação e participará da redenção final.
- Em todos os casos, o remanescente são protegidos por Deus e tem uma missão especial, no Sinai, receber a Torá; em 1948, reconstruir a nação de Israel, e em Revelação, testemunhar durante a tribulação.
Os 600 mil no Sinai, foram preparados para receber a Torá no Sinai. E os remanescentes de 1948 e os 144 mil, são preparados para a vinda do Mashiach e a redenção final.
Para não delongar, podemos concluir que existe um padrão do 'remanescente' revelado na porção Yitro e sua haftará, que ocorre sempre antes da revelação da Torá eescrita e antes da Torá viva (Mashiach, que trará a Geulá para, primeiro ao povo de Israel, e depois, toda a humanidade.
A saber os "estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o shabat, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança" estes serão povo de D'us e ESTÁ ESCRITO: ADONAI SERÁ RECONHECIDO REI DE TODA A TERRA, E NESTE DIA ADONAI SERÁ UM E O SEU NOME UM.
BH!!!
Comentários
Postar um comentário