"E no princípio criou o Papa o mês de Janeiro..."

 


"E no princípio criou o Papa o mês de Janeiro..."

Que tal começarmos o ano com uma boa dose de humor e um pouco de história ?

Você sabe que a Terra leva exatos 365 dias para dar uma volta completa em torno do Sol? É nessa jornada cósmica que se determina cada estação do ano e, assim,  marca o passar do tempo.

Mas, espere aí... se a natureza marca de forma certa a primavera, verão, outono e inverno, por que diabos se começa o ano no meio do nada, em pleno janeiro?

A resposta para essa pergunta nos leva a uma figura histórica nada suspeita: o Papa Gregório XIII. Sim, aquele mesmo que reformou o calendário e decidiu, em um ato de pura arbitrariedade, que o ano começaria no dia 1º de janeiro. Uma escolha, diga-se de passagem, bastante antissemítica, já que janeiro homenageia Jano, o deus romano das portas e dos começos, com suas duas faces olhando para o passado e para o futuro. Como pode a maior autoridade cristã alterar o calendário e dar nome do deus Jano, da mitologia Grega (será que ele era devoto desse deus?)


Mas, e a Bíblia? Afinal, o livro sagrado dos judeus diz que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. E qual seria o primeiro dia da criação? 

A resposta é óbvia: o primeiro dia do ano é o dia da criação!!! Rosh Ha'shana (primeiro do ano), o dia da criação! 

A comunidade judaica, sempre atenta aos preceitos bíblicos, celebra essa data como o verdadeiro início de tudo, livre das imposições humanas, seguindo sola scriptura.

Ai fica uma pergunta aos evangélicos que falam mal do papa: se é sola scriptura como dizia M. Lutero, porque segue a definição do tempo de homens e não de D'us? Seria a operação do erro de Tessalonicenses? O papa Bento XVI, Ratzinger, disse com todas as letras que a escolha do Natal, data da páscoa, entre outras, foram decididas pelo Papa da época, pela autoridade que possui!! E os evangélicos dizem que não seguem o catolicismo!?!

Então, na próxima vez que você estiver comemorando o Ano Novo, lembre-se: estamos celebrando uma data escolhida por um papa, em homenagem a um deus romano, e completamente alheio ao verdadeiro dia em que tudo começou!!

 Feliz Ano Novo... ou seria melhor dizer, feliz Dia do Engano?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas