Desvendando Ilusões: do Cristianismo à santidade (Kedushá)
Por que nossos sábios dizem que a Kedusha (santidade) é para toda a humanidade, porém o verso 2 de Vayikra/Levítico 19 parece dizer outra coisa?
O estrangeiro (gentio) pode ser santo como Hashem é santo?
Veja que fantástico é estudar a Torá pela linguagem criada por D'us, hebraico, para compreender a Sua Palavra .
A ideia central é a criação do povo de D'us para ser luz para as nações (Isaías 42:6), para um projeto maior, a redenção da humanidade. Isto é revelado, com marca-texto amarelo, na Parashá Kedoshim quando diz:
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Ser eis santos, porque eu, o Senhor, vosso D'us, sou santo.Vayikra 19.2
D'us diz 14 vezes, nos 27 capítulos em Vayikra, D'us diz דָּבַרבֵּןיִשׂרָ•אֵל "fala aos filhos de Israel" e, apenas uma, Hashem mudou a expressão para "fala a toda a congregação de Israel" ( KOL ADAT Bnei Israel)?!!!
Essa ordem dada a. Moshė, de falar aos filhos de Israel (Yaacov) abre caminho para uma análise particular de conexão profunda entre as expressões ' filhos de Yaacov' e ' adat ' congregação, em hebraico.
Para entender a mensagem desse verso 2, é necessário esclarecer a palavra congregação para saber se os gentios, estão ou não abrangidos.
Etimologia de Adat e Kehilá
Tanto a palavra "adat" quanto "kehilá" são frequentemente traduzidas como "congregação" para português, elas carregam significados diferentes quanto ao propósito desse ajuntamento de pessoas.
Adat- A palavra hebraica "adat" (עדת) deriva da raiz "ed" (עד), que significa "testemunhar" ou "dar testemunho". Portanto, no verso 2 D'us deu ordem a Moshė para reunir 'adat' os descendentes de Yaacov para uma instrução (Torá); especial. Que é ser santo como Ele é santo. Por que isso? Porque a dat tem ênfase na ideia de servir de testemunho que envolve a transmissão de emuná(fé), valores éticos (Torá), de práticas individuais e como nação, convocação para ser exemplo ou modelo para si próprio, e para as nações do mundo .
Kehilá- Também traduzido como congregação, "kehilá" (קהילה), derivado da raiz "kahal" (קהל), que significa "reunir" ou "convocar". Assim, se refere a um grupo de pessoas reunidas em torno de um propósito comum, frequentemente usado para se referir a uma comunidade judaica local, como a "kehilá de Cuiabá". kehilá, portanto, não tem a mesma ênfase direta em testemunho, que pressupõe, adat.
Vamos ver agora, como a palavra "adat " (congregação) e as mitsvot da Parashá Kedoshim revelam a missão única e sagrada de Israel como povo escolhido por D’us.
Vamos inicialmente levantar as evidências que vinculam o legado de Avraham com as mitsvot da Parashá Kedoshim, destacando Israel como testemunha.
Avraham teve muitos filhos, então D'us renovou seu pacto com Isaque, e deste, com Israel (Yaacov) e logo, com seus descendentes, as doze tribos.
Em Bereshit (Gênesis) 17:1-14, D'us estabelece uma aliança eterna com Avraham, prometendo fazê-lo pai de uma grande nação, e que iria abençoá-lo com a terra de Canaã, e que dele, sairia o redentor do seu povo e da humanidade. Para tanto, Avraham e seus descendentes deveriam se separar (kedushá) separando sua mente, corpo e alma, e depois, como nação, seguindo diligentemente as Instruções (Torá) de D'us, colocando-se como testemunho para toda a terra, como povo separado, e servir de luz para as nações.
A submissão de Avraham à ordem de D'us de circuncidar a si e a todos os seus, é prova e testemunho de sua fé e compromisso firmado (Brit) com Ha'Shem. Até hoje, segue-se o mesmo testemunho.
A parashá Kedoshim enfatiza a santidade como um princípio fundamental para a vida dos filhos de Israel. Eles são chamados a serem santos em seus pensamentos, palavras e ações, refletindo o padrão de santidade de D'us, como luz para as nações, modelo de proceder e testemunho. Os filhos de Israel (filhos do pacto de Avraham) têm o dever de ser exemplo de ética nos negócios, nas relações familiares, de ambiente, vida sexual, na economia, leis nacionais e também na guerra!! Deve ser um padrão ético que reflete a Torá (ética de Hashem), para o mundo.
Mas por que isso: os filhos de Israel são exemplo-testemunho?
Porque Avraham é descrito na Torá como exemplo - testemunho de um homem "perfeito" (tamim) e "um amigo de D'us" (ohev). Essa caracterização indica sua elevada santidade e compromisso com a ética de D'us.
Porque Abraão deu ouvidos à minha voz e guardou o meu mandado, os meus mandamentos, os meus estatutos e os meus preceitos . Bereshit 26,5
Ao seguir os princípios da parashá Kedoshim, os filhos de Israel, mantenham o pacto, a identidade, o legado de Avraham e principalmente são testemunhas para si próprios e para o mundo a fidelidade da Palavra de D'us, que é eficaz e verdade.
Os filhos de Yaacov', ao serem chamados de "adat", assumem o papel de testemunha da existência de D'us, ao viver de acordo com as leis da Torá, especialmente as mitsvot de Kedoshim, ou seja, Israel se torna um exemplo vivo da santidade divina, demonstrando ao mundo a realidade de um D'us, que é Ha'Shem, bendito seja seu Nome, Ele destinou à humanidade 6000 anos, para então, com a vinda do Messias (Mashiach), ter a restauração de todas as coisas, julgamento de todas as almas e começar, o que Ha'Shem chama, "mundo vindouro" (olam habá).
Não para aí, quando o estado de Israel aplica a tzedaká (justiça social), a defesa dos oprimidos, a prática da assistência aos seus, e até aos.seus inimigos, devem ser exemplos, como testemunha de D'us.
Em resumo os filhos de Israel são comissionados a ser uma Nação Santa, que foram escolhidos e nomeados por D'us para um propósito específico: ser uma nação santa (Kedusha) e servir como luz para as nações(Or ha'Goyim). Essa missão, enraizada no pacto com Avraham, exige que Israel siga as mitsvot da Torá com rigor e intenção (kavaná), tornando-se um modelo de santidade e moralidade para o mundo.
Portanto, se kedushá é um testemunho dos filhos de Israel, pode o cristão (gentio) ter a santidade (Kedushá) que D'us ordena aos judeus (filhos de Israel ou Bnei Israel). Clique no texto azul e veja o fundamento.
BH
Comentários
Postar um comentário