Shelach Lecha e a Regência das Parashiot



As parashiot (porções semanais da Torá) regem os eventos históricos?

Esta é uma ideia e conceito  do pensamento judaico-ortodoxo, especialmente na kabalá e nos ensinamentos do Baal HaTurim, Chatam Sofer e Vilna Gaon, que afirmam que a sequência das leituras da Torá está divinamente sincronizada com os acontecimentos do mundo. 

A sincronização dos acontecimentos com as leituras da Torá não é vista como mera coincidência, mas como um reflexo da condução de D'us, orientando o desenrolar dos eventos mundiais.

Judaísmo no Foco entende desta forma.

Assim, numa tentativa  de desanuviar nossa visão, camos analisar se a retaliação de Israel contra o programa nuclear iraniano, que era meio para aniquilamento, ou na palavras de seu governantes "apagar Israel  do mapa".

A operação "Leão Acendente" teve início  na semana da porção Behaalotecha que significa "Quando Ascenderes", do ato de acenderes as luzes da Menorá, e a próxima porção, que é  a que eatamos estudando, é Shelach Lecha, é  traduzida como " Envie para você".

Behaalotecha começa com Aharon acendendo a Menorá que simboliza entre outras coisas, a missão de Israel de ser luz para as nações" (Yeshayahu 42:6). É  inegável que Israel foi o centro de todas as atenções no mundo com sua missão.  Não há um ser na terra que não ouviu as noticias dessa Guerra  de Israel  contra o programa  nuclear iraniano, que em sua mente não se lembrou dos fatos bíblicos de Israel com os babilônios, persas, ou não se lembrou do império romano ou do holocausto nazista. Mesmo que sem querer esse pano de fundo vem a mente de todos.

Nisto, Israel serve de Luz, para acordar os corações  embotados pelas ideologias que procuram negar a eficácia da Torá (anomia)  e transfirmar em fábulas as profecias.

Ontem, o Chanceler alemão  declarou no G7 que Israel estava fazendo o trabalho que ninguém  queria fazer e reconhecendo a grandeza de suas ações. 

O que quero salientar é  que, ao menos ao nivel nominal, a regência da porção se mostrou eficaz com a operação "Leão Ascendente" (Bamidbar 23:24) , com o levantar de Israel, os fatos que ocorreu exatamente na semana e coincide com a regência  de Behaalotecha, "Quando Ascenderes"

O Talmud em Bamidbar Rabá (20:20) diz: "O povo judeu é como um leão – quando se levanta, as nações tremem."

Assim, o ataque ao Irã ocorreu em Behaalotecha, mostrando que Israel agiu como o "leão" (cumprindo a profecia de Bilam), sendo luz para as nações tanto como modelo de ação  militar (só infraestrutura e alvos tecnicamente militares) e para lembrar de D'us  e das profecias. 

A Parasha desta semana é Shelach Lecha "Envia por Ti Mesmo" poderá ser a conclusão da operação e da ameaça?

Pensamos que sim.

Shelach Lecha (Números 13-15) trata do envio dos espiões e suas consequências  Penso que eata semana será revelado a grande atividade do Mossad e do serviço de inteligência, espionagem, de Israel.


Shelach Lecha tem por fundo a inteligência e estratégia militar.

Israel hoje age como os "espiões", usando inteligência (Mossad, IA) para neutralizar ameaças nucleares.  

Talvez nesta semana, termine a intervenção  de Israel sobre Irã, servindo de testemunho as nações da presença  de D’us  no mundo  e de seu plano redentor. 

Se o Irã for neutralizado nesta semana, será um sinal claro de que Shelach Lecha cumpriu seu papel (inteligência venceu) e que num futuro  próximo,  a guerra de Gog u’Magog está à porta (Yechezkel 38-39).

Assim, entendemos que a regência de Ha'Shem pelas parashiot é a caminho para a redenção.

Se Shelach Lecha realmente coincidir com a a revelação  do serviço de inteligência (Mossad) e ainda, da conclusão dessa fase do conflito, será mais um sinal de que os eventos seguem um roteiro espiritual predefinido, alinhado com a Torá e as profecias bíblicas. A  Torá rege os eventos históricos e se manifestaria de maneira inequívoca!! (Diferente do cristianismo que diz que a Torá foi revogada [velho testamento] e agora vive-se no período da graça).

Que possamos compreender os sinais de D'us, e que a Torá continue sendo nosso guia na interpretação dos tempos.

BH!

Comentários

Postagens mais visitadas