Profecia de Yirmiahu e o Ataque ao Irã

 


Profecia de Yirmiahu e o Ataque ao Irã  


O ataque desta madrugada às plantas atomicas em Fordow, Isfahan, Natanz no Irã, corresponde ao antigo território de Elam.


Diz o profeta Yirmiahu (Jeremias)

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que quebrarei o arco de Elam, o principal do seu poder."

Elam era uma região antiga que corresponde hije ao sudoeste do Irã moderno, onde ficam cidades como Ahvaz e antiga Susã, Fordow, Isfahan e Natanz.

Quando o profeta diz "quebrar o arco" simboliza destruir a força militar desse povo, como em Tehilim 46:9

Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

Em Targum Yonatan interpreta que D’us destruirá os "poderosos guerreiros" de Elam, fato que se concretizou no dia de hoje, 26 de Sivan (21 de junho).

Este fato é  relevante porque é  dessa região que rei Ciro (governante da Pérsia, não-judeu e idolatria) tem seu nome profetizado 150 anos antes do seu nascimento, em que Ha'Shem, o chama de "meu pastor" e de "mashiach".

No Talmud Babilônico (Megillah 11a) se discute que Elam/Pérsia terá um papel central nos últimos tempos, precedentes ao período messiânico. E um dis aspectos é a profecia da perda do seu poder militar, com o "arco quebrado".

  Rashi comenta que Elam representa a Pérsia, cuja força será aniquilada antes da redenção final. Já, Rambam (Mishnê Torá, Hilchot Melachim 12:2) não cita Elam diretamente, mas afirma que nações que oprimem Israel serão julgadas. E, ao nosso juízo tal fato começa  com Irã, logo será a vez de cada nação que se alinhou com esse eixo do mal, prejudicando Israel, atribuindo-lhe fatos falsos de sua atuação, na luta que trava contra o Hamas, para recuperação dos reféns, além  de fazerem propaganda mentirosa sobre atuação da IDF e do governo  de Israel.

O Rav Abravanel (medieval) associa Elam aos persas/iranianos e diz que sua destruição precede a era messiânica.  

O rabino Mordechai Eliyahu (antigo Rabino-Chefe Sefaradita), afirmou que o programa nuclear iraniano poderia ser o cumprimento de "quebrar o arco de Elam" e o Rabino Yitzchak Kaduri (Notas Messiânicas, 2006) escreveu que "a queda da Pérsia (Irã) virá antes da chegada do Mashiach", citando Jeremias 49.

A vinda do Mashiach é iminente, porém, o que você fará agora, sabendo que o Mashíach aparecerá  a qualquer momento?



Comentários

Postagens mais visitadas