Korach: O Influencer Midiático do Deserto
Korach usou retórica populista para propor ao povo um sistema democrático, como "salvador da legitimidade representativa",aos israelita:
Toda a comunidade é santa! Por que Moisés e Arão se elevam acima de nós? (Bamidbar 16:3).
A "mídia" do acampamento (fofocas, discursos) amplificou sua voz como "defensor do povo".
Na realidade, a rebelião de Korach ameaçava a sobrevivência espiritual de Israel que, por meio de manipulação da berdade, colocava tida comunidade em risco, a resolução veio com a Terra, que o engoliu, juntamente com os rebeldes – 16:32.
Semelhantemente, com a regência desta Porção (Korach), todos nós fomos bombardeados pela mídia com informações que tentavam diminuir o exito do ataque dos EUA, ou gerar dúvida quanto à ação de desmantelamento do programa nuclear, ou ainda, acusar dos riscos ambientais com vazamento de material radioativo. Enfim, buscaram de todas as formas minar a liderança de Israel e Estados Unidos nesse processo de libertação do Povo de Israel, de sua aniquilação, pelo programa atómico iraniano.
Na realidade, todos sabiam que Israel e EUA impediram o Irã de desenvolver armas nucleares e ameaçar a Europa, América e Israel. Isto foi declarado pelo primeiro ministro da Alemanha.
Enfim, a Parasha Korach nos ensina uma lição vital para os nossos dias: devemos ser vigilantes contra a retórica divisionista, escamoteadora da realidade por lideres que, só buscam nos enganar, dando versão aos fatos para iludir as pessoas e consolidar lideranças com objetivo de manter os governados conforme os seus interesses.
Os que tem essa síndrome de Korach falam bonito, parecendo ser verdade mas,por trás do "barulho" de suas ideias e palavras não ha nada. O único propósito e dividir opiniões para conquistar, desvalorizando que faz o que deve ser feito.
As parashiot não são apenas histórias biblicas; elas são um guia vivo que molda nossa compreensão do mundo e de nosso cotidiano. Veja, no plano pessoal a regência da parasha em seu trabalho, em sua comunidade, e em sua cidade. Elas nos alertam para os perigos que a semana propõe.
Assim, em cada parasha (aliá), fique atento para os temas que nela são tratados.
BH pela Torá, que é árvore da vida.
Comentários
Postar um comentário