Primeira Noite vs. Sete Dias: Interpretando a Mitzvá da Matzá

 



Em um grupo de WhatsApp de discussões filosóficas do pessach surgiu umal discussão sobre comer matzá apenas na primeira noite, como diz a halachá, ou comer os 7 dias, conforne Shemot 12.15.

 A halachá estaria contrariando a Torá? 

A aparente contradição nos versículos Shemot (Êxodo) 12:15 "Sete dias comereis pães ázimos (matzot)... mas no primeiro dia fareis cessar o fermento de vossas casas." Êxodo 12:18 "No primeiro mês, desde o dia catorze à tarde, comereis pães ázimos até o dia vinte e um do mês à tarde." E por outro lado a Halachá dis que é obrigatório apenas na primeira noite e depois é opcional, comer!!

 Diz a Torá:

Shemot 12:15 "Sete dias comereis pães ázimos (matzot)... mas no primeiro dia fareis cessar o fermento de vossas casas."

Shemot 12:18 "No primeiro mês, desde o dia catorze à tarde, comereis pães ázimos até o dia vinte e um do mês à tarde."

Shulchan Aruch (Orach Chaim 475:1) "A obrigação de comer matzá s)ó se aplica na primeira noite."

Para compreender esta aparente contradição é  necessário compreender dois aspectos: a Torá interpreta-se em níveis, segundo a tradição judaica ortodoxa, sendo quatro níveis de interpretação, conhecidos como "Pardes" (פַּרְדֵּס), o mais elementar é  a interpretação literal e a mais profunda, esotérico de interpretação, acessível através da Cabalá (misticismo judaico).

De forma objetiva, vamos esclarecer esta aparente contradição:

"Sete dias comereis matzot" (Shemot 12:15) trata-se de uma descrição geral da atmosfera de Pêssach, essa expressão ("Sete dias comereis matzot") quer significar que toda comida (e eu acrescento: nossas ações) devem ser 'matzot', ou seja, sem chametz!! Portanto, sete dias comereis matzot, significa que 7 dias comereis como matza, sem fermento (hametz). Desta forma, Shemot 12 15 utiliza aquela expressão para o objetivo de não se comer fermento nas mais variadas formas que pode aparecer em comida e bebidas; tudo tem  que ser como matza.

Assim, não é obrigatória a ingestão de matzá os 7 dias porque é  exressão acusativa de contexto geral, conforme chazal.

Já a expressão "Na primeira noite, comerão matzá" (Shemot 12:18), aqui chazal diz que se trata de um mandamento específico de consumo ativo, portanto obrigatório na primeira noite.

O fundamento acima sintetizado esta fundamentado em Mechilta, explica: "A obrigação ativa de comer matzá é apenas na primeira noite; nos outros dias, basta não comer chametz." Veja que, quem consumir hametz em qualquer dos 7 dias a pena é caret!! (Morte para o mundo vindouro). Como diz Shemot (Êxodo) 12:15: "Sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o Chametz ( fermento) das vossas casas; porque qualquer que comer chametz, desde o primeiro até ao sétimo dia, essa alma será cortada de Israel."

Voltando ao tema, de comer matzá apenas na primeira  noite, tal interpretação é unânime entre Rashi, Shulchan Aruch (Orach Chaim 475:1), Mishná Pessachim 6:1, Rambam Hilchot Chametz U’Matzá 6:1, Talmud Pessachim 120a.

Para fixar os pontos:

Muitos judeus optam por comer matzá todos os dias que não é proibido (por desejo de estender a primeira noite de estar conectado com a saída do Egito, ou por costume), mas repito, é opcional após a primeira noite, e tampouco é proibido comer matzá os 7 dias!!

Fato é que, para efeito haláchico, apenas é obrigatório o consumo de matzá na primeira noite e de hametz todos os sete dias. 

Este debate foi importante, não só para esclarecer, mas, para rever os fundamentos do judaísmo, com isso quero dizer que:

Nao há contradição entre Torá Escrita versus Torá Oral.

Que a Torá Oral deve ser utilizada para compreender a Torá Escrita. 

Se não fosse assim, como explicar o seder, as taças de vinho, as perguntas para as crianças, as 3 matzot que todos comem, e o Cálice de Elias, e o afikoman que cincroniza com a Hegada ao porofeta Elias!!!

Afikoman, que é aspecto central no Seder de Pessach, carrega simbolismo messiânico incrível,  "afikoman", do grego, significa "o que vem depois", aludindo à revelação futura do Mashiach. A matzá oculta e revelada simboliza sua vinda inesperada. O consumo final do Afikoman transforma a refeição em um memorial  da vinda do Mashiach. E quando aparece? No fim da festa, depois só cálice de Elias. E isto corresponde à linha do tempo profético da vinda só mashiach, que virá após a chegada de Elias. Isto não é  incrível?!!

Contudo, nenhuma dessas práticas que citei acima e que conclui com afikoman não está no texto bíblico de Pêssach!! Tudo é  uma construção da Torá Oral!!

Não há necessidade de aqui de elaborar um tratado ou uma tese rebuscada para convencer de que é, como exposto acima. 

Causa-nos tranquilidade saber que a Halachá, desse tema, está ativa e segue em prática.


Por que assim convertidos tem a tendência de desvalorizar a turural?

Será que em nossa mente não paira algum resquício de valor ético e estética de atribuir, confundir ou conceituar, mesmo inconscientemente, aos rabinos o conceito cristão  de fariseus do segundo templo, com toda carga emocional e preconceito cultural do mundo cristão, do "fariseus hipocrita," atribuindo a estes rabinos da halachá?

É comum que uma pessoa que não segue a halachá, temha a tendência de menosprezar, descredibilizar a intenção daquele que cumpre a Torá,  ou que pelo menos está no caminho de cumpri-la plenamente, mesmo que, num primeiro momento, está a cumprir, minimamente.

Estas pessoas, as vezes, apenas falam sobre a Torá, cumprindo seletivamente o que querem cumprir, mas, quando se deparam com alguem que efetivamente cumpre a Torá, fazem comentários desdenhosos até torcendo o beiço, dizendo: "ele diz que come só comida kasher, vinda de Israel, mas"... aí faz um comentário depreciativo do que é o verdadeiro crente esta a praticar a Torá segundo a Halachá, e que está a elevar o seu nível prática!!

Pasmem, eu já ouvi isso de liderança, e não foi de uma só pessoa!! Isso não é bom.

Em síntese:

Trata-se de aparente contradição entre Shemot 12:15 e 12:18 versus Shulchan Aruch (Orach Chaim 475:1).

Que a interpretação de Shemot 12:15 é o significado geral de evitar chametz durante os sete dias, para todas as alimentações.

Que a interpretação de Shemot 12:18 é mandamento específico de comer matzá na primeira noite. 

Que a haláchica está respaudada pela Mechilta, Rashi, Rambam, Mishná Pessachim,  e Talmud Pessachim. 

Qur comer matzá nos 7 dias, apesar de não ser mitzvá, e uma prática comum durante todos os dias do Pessach, pois é opcional. E não há  proibição. 

BH!!!

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