Carne Halal x Kasher


Com a porção  Shemini, sempre aparece esta questão: afinal, pode-se ou não comer carne halal? O que diz a Halachá (Lei Judaica)? Na minha cidade não tem carne kasher, então, posso consumir carne halal?

Estas questões sempre aparecem quando a pessoa está no processo  de conversão.

A resposta é que a carne halal NÃO é permitida para os judeus observantes, mesmo que o abate islâmico (dhabihah) tenha semelhanças superficiais com o shechitá (abate kosher). 

Os motivos haláchicos da proibição envolvem aspectos práticos e de fundamentos, se não  vejamos:

Comparando shechitá vs. halal tem-se as seguintes diferenças essenciais:

 Na Shechitá (Kosher) existe: 

1 Intenção (Kavaná), o abate é exclusivo para cumprir mitzvot (mandamentos) e para o consumo do judeu observante da Torá; 

2 A faca (Chalaf) é especial, lâmina perfeitamente afiada e inspecionada sem falhas e extremamente afiada; 

3 A bênção (brachá) é judaica com fundamento na Torá. 


Já, no halal,  abate islâmico

1 O abate é dedicado a Allah, com invocação islâmica (Tasmiyah [ato ritual de pronunciar a frase em dedicação a Allah]  e bismillah (Bismillah, Allahu Akbar);

2 Pode ser qualquer faca afiada (sem inspeção rabínica);

 3 A bênção recitada antes do abate é de invocação a Allah durante o abate. 


Quais problemas haláchicos específicos estão inplicados? 

Entre  eles, a avodá zará (serviço estranho), pois o processo é a invocação de Allah, torna a carne halal inapropriada para judeus, pois é associada a uma religião não judaica (Shulchan Aruch, Yoreh De'ah 1:1). 

Ao nível de sangue, o método halal não remove o sangue conforme as exigências da kasherut (Mishná, Chullin 7:1). 

A falta de supervisão rabínica (mashgiach) para certificação do processo (hechsher) e inspeção de facas e animais por um shochet (abatedor judeu qualificado), torna todo o processo halal desaconselhável. 

Quais as fontes da halachá para estas informações: 

Shulchan Aruch (Yoreh De'ah 1:2): "Carne abatida por não judeus é proibida, mesmo que o método pareça semelhante ao shechitá." 

Rambam (Mishnê Torá, Hilchot Shechitá 4:14): "O abate deve ser feito por um judeu treinado, com a intenção correta (l'shem mitzvat shechitá)." 

Talmud (Avodá Zará 2:6): "Nenhum alimento preparado para fins de idolatria é permitido." 


Assim, por estas razões, os seguidores de Ha'Shem que são observantes da Torá  não podem consumir carne halal, pois violam múltiplos princípios da kasherut.

Comentários

Postagens mais visitadas