Aprenda a Fazer Korban Shlamim

 

A Korban Shlamim (korban de paz ou korban pacífico) é um dos korbanot voluntários descritos na Torá, cujo propósito inclui gratidão, cumprimento de votos, devoção e comunhão com D'us. 

Psicólogos, sociólogosá, psiquiatras e demais estudiosos do comportamento humano têm levantado críticas à sociedade atual que coisificou o seu próximo, e não cultiva valores que valorizam o companheirismo, solidariedade, etc. Não amam a pessoa, mas a sua utilidade.

A Torá, o Talmud e a Cabalá trazem críticas severas esse comportamento que trata seres humanos como instrumentos descartáveis, valorizando apenas sua utilidade e não sua essência. Essa visão desumanizadora é um das maiores transgressões, pois nega o princípio fundamental da criação: "E D'us criou o homem à Sua imagem" (Bereshit 1:27).

Engana-se quem associa santidade apenas a práticas religiosas formais como orar, ler escrituras ou fazer caridade. A própria Torá, na inspiradora porção de Kedoshim, nos convida a uma compreensão muito mais profunda e abrangente. Ao ordenar "Sede santos, porque Eu, Ha'Shem, vosso Deus, sou santo" (Levítico 19:2), a Torá não se limita a rituais.

Veja que a essência da 'santidade', conforme delineada em Kedoshim, reside surpreendentemente em ações práticas e cotidianas, que transcendem a 'religiosidade'. A santidade, portanto, não é um atributo exclusivo do "ser religioso", mas sim um caminho de conduta ética e moral para tratar o próximo, judeu ou estrangeiro, que permeia todas as esferas das nossas relaçõessociais. Em Kedoshim, a santidade se revela em atos como:

Não Oprimirás o Teu Próximo;

Respeitar pai e mãe;

Não amaldiçoarás o surdo;

Não porás tropeço diante do cego; 

Não farás injustiça no juízo;

Não Espalharás Calúnias; 

Corrigirás o Teu Próximo, etc.

Esses valores nos faz ver o com respeito eempatia, e praticar essa 'santidade" nos aproxima de D'us, a sua negação dessa prática, faz com que a sociedade se enferme, passe a sofrer de uma "anestesia emocional" – em que as pessoas são substituíveis, os relacionamentos são transacionais, e o valor humano é medido pela sua utilidade ou pelo que você produz ou tem! E assim, ninguém  tem compromisso com ninguém. 

Por que e como, oferecer, hoje, Korban Shlamim!!

Faz-se Korban Shlamim, para:

Expressar gratidão (Todá), agradecer por um milagre ou salvação;

Para cumprimento de um voto (Neder);

Para união familiar e comunitária, quando partilha-se uma refeição sagrada; entre outras.

Todas estas formas são ações que sensibilizam a pessoa e elevam seu nível de consciência ( espiritualidade).


Como praticar este korban shlamim, hoje sem o Templo?

Se você sabe que tem algum problema com alguém, quebre o ego e procure restaurar essa relação: se é caso de indenização, faça um proposta para solver a divida. Se foi ferida a honra, ou se desrespeitou, etc. Restaure essa relação e convide essa pessoa para fazer um jantar que celebrare essa reconciliação, ou perdão. Nesse jantar declare à Ha'Shem que esse jantar é  para esse sentido, faça um kidush e pronto!!!

Outra forma, fazendo tzedaká (Caridade) e refeições com objetivo de aproximar as pessoas, para celebrar paz entre rixosos, famílias destroçadas, homenageando pessoas com mérito, etc. (Berachot 55a)  

Outro, é orar, fazer amidá e estudo da Torá, pois o profeta Oséias (14.3) diz que "os sacrifícios serão palavras de nossos lábios". A Cabalá (Zohar III, 33a) ensina que a oração substitui os korbanot.  

Portanto, pratique a Torá com intenção de servo de Ha'Shem, para elevar sua consciência e submeter o seu corpo e mente à sensibilização necessária para que retificar nossas ações e almas, sendo luz para este mundo.

Famos fazer korban shelamim?!!

BH!!!


Se você não sabe fazer o kidush, peça que te enviarei com muito prazer, gratuitamente.

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