Quem era o "teu povo' que D'us disse a Moshé?



Na porção Ki Tissa Ha'Shem diz a Moisés:

"Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu". 

A quem D'us estava se referindo? Em Shemot  (Êxodo) 3.10 D'us disse outra coisa:

Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

 A perspectiva cabalista e judaica ortodoxa sobre a influência das origens gentílicas na corrupção espiritual do povo de Israel explica este fato. A porção Ki Tissá (Êxodo 32:7) narra os episódios do bezerro de ouro e na história de Jezabel e Acabe conforme Haftará (1 Reis 18).

No episódio de Ki Tissá, após a entrega da Torá no Monte Sinai, o povo de Israel cai no pecado do bezerro de ouro. Deus diz a Moisés: "Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu"* (Êxodo 32:7). Segundo o Zohar,  essa expressão "o teu povo" refere-se à multidão mista (erev rav), um grupo de não-israelitas que se juntou aos hebreus durante a saída da escravidão do Egito.

No Zohar (Shemot) descreve a erev rav como uma força negativa que se infiltrou entre os filhos de Israel. Eles não eram parte da aliança que D'us fez  com Abraão, Isaque e Jacó, mas aproveitaram-se da libertação do Egito para acompanhar os israelitas.

O Zohar ensina que a erev rav foi a principal responsável por instigar o pecado do bezerro de ouro. Eles representavam a energia do mal, que busca corromper a santidade de Israel. A Influência dessa mistura de povos fez desviar o povo de Israel de sua missão espiritual. No contexto cabalista, eles representam as klipot (cascas impuras) que envolvem e obscurecem a luz divina.

 Moisés, em sua bondade, permitiu que essa mistura de povos e juntasse ao povo, mas isso acabou neste episódio, pois eles trouxeram consigo influências idolátricas e comportamentos corruptos.

A história de Jezabel e Acabe, narrada na Haftará de Ki Tissá (1 Reis 18), é um exemplo posterior de como a influência gentílica pode levar à corrupção espiritual. Jezabel, filha do rei de Sidom (um povo gentio), casou-se com Acabe, rei de Israel, e introduziu a adoração de Baal e Astarote no reino.

Assim como a erev rav trouxe influências negativas durante o Sinai, Jezabel representou uma infiltração semelhante na monarquia de Israel, ambos, personificaram a energia do mal que busca desviar o povo de D'us.

Assim, os dois fatos (o casamento de Acabe com Jezabel) simbolizaram a união entre a santidade de Israel e a impureza das nações gentílicas, com os Bnei Israel, resultou em uma grave corrupção espiritual, com adoração de Baal e Astarote, e adoração do bezerro de ouro.

O Zohar ensina que a adoração de ídolos atrai as klipot (cascas) que bloqueiam o fluxo de bênçãos divinas e causam desordem no mundo espiritual.

O povo de Israel foi escolhido por D'us para ser uma nação separada (santa - Shemot 19:6). Sua missão é revelar a luz de Ha'Shem no mundo e elevar a criação ao seu propósito espiritual.

A santidade de Israel é representada pela shechiná (Presença de D'us), que habita no meio do seu povo (enquanto povo) e hoje em casa um de nós que somos o seu mishkan (templo) quando cumprirmos a vontade de D'us.

As duas histórias, bezerro de ouro e Jezabel, nos alertam para manter a nossa fidelidade a D'us, resistir com proatividade, às influências negativas, e cumprir nossa missão espiritual como povo escolhido. Através da Torá, da tefilá (oração) e da teshuvá (arrependimento), podemos superar as forças do mal e revelar a luz Ha'Shem.

BH!!

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