Um código secreto em mishpatim
Livro de Shemot (Êxodo), tem um código que é revelado pela Cabalá, e é fascinante e merece nossa atenção.
As seis primeiras parashiot trazem um crônimo fascinante. A primeira letra de cada uma das seis primeiras parashiot do Livro de Shemot forma a palavra "שׁוֹבָרִים" (Shovavim),veja:
Shemot (שׁ)
Va'eira (וָ)
Bo (ב)
Beshalach (בּ)
Yitro (י)
Mishpatim (מ)
A palavra שׁוֹבָבִים (Shovavim), é derivada da palavra "שובב" (Shovav), que significa "travesso", "indisciplinado" ou "rebelde".
Em "As 3 dimensões da Kabalá - Essência, Infinito e Alma" de Chaim David Zukerwar, ele explora esse tema e esplica a prática do arrependimento durante o período de Shovavim.
Na prática, shovavim é um período de 'tempo propício para reflexão, introspecção e arrependimento (Teshuvá), dos que conhecem a Toráebque suas ações estão modulando com outros valores culturais e sociais.
É um tempo de examinar nossas vidas, atos e intenções, buscando se reconectar com D'us e aprimoraando nossa conduta.
Shovavim, שׁוֹבָבִים, está associada a Jeremias 3.14:
Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.
Para os que estão no exílio e sofrem influência da cultura ocidental, ou do judaísmo reformista ou messiânico, devemos estar atentos aos parâmetros estabelecidos por Ha'Shem, em sua Torá, e repensarmos nossas ações para estarmos perfeitamente integrados ao conceito de cada Mitzvot que deverá fluir de nossas ações e palavras de forma prática e natural, e não por uma 'consciência religiosa'.
BH!!
Comentários
Postar um comentário