Igreja primitiva: início da apostasia
A Igreja é uma criação humana e o que chamam de "judaísmo" é uma instituição de D’us, revelada no monte Sião.
A síntese deste artigo é a seguinte:
A igreja foi uma invenção que partiu de um grupo de religiosos, dos quais Inácio de Antioquia foi um dos principais arquitetos da Teologia e práticas cristãs.
A palavra igreja, que era simplesmente uma palavra diária grega, que se referia a uma convocação política, passou a ser usada como substantivo, para identificar uma organização ideológica (ou teologica). Em todo o escrito nazareno (conhecido como novo testamento) todos os seguidores do Messias se reuniam em sinagogas, como em Atos 14:1. "Em Icônio, Paulo e Barnabé, como costumavam fazer, foram juntos à sinagoga". Até véspera de sua morte Paulo (Rabino Shaul), estava se reunindo em sinagogas.
Inácio de Antioquia ao longo de seus 40 ano de atividade religiosa, estabeleceu as novas bases para nova religião que se estabelecia, instiuindo novas práticas (como afastar do judaísmo), nova estrutura administrativa (instituindo bispos, e lideranças que todos deveriam obedecer, como se fosse D'us), e instituiu doutrinas (diferentes do judaísmo, que não tem doutrina, na concepção cristã).
A igreja, portanto, é um fenômeno cultural, ou seja, é um produto da criação humana, pois sua rezas, teologia, roupas, estrutura administrativa, cargos e práticas religiosas, são criação humanas, diferenciando da judaica, em que tudo foi instituído por D’us e está definido no livro de Vayikra (Leviticos). Foi criado por D’us e mostrado a Moshé (Moisés), desde a roupa do kohen (sacerdote), ritos, rezas, etc., como se vê em (Shemot [Êxodo] 25):
9 Façam tudo exatamente como eu lhe ordenei.
40 Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou.
Hebreus 8:5: "Os quais servem a um santuário, que é cópia e sombra do celestial; porque Moshé, sendo anunciado por D’us, quando ia fazer a tenda, viu que tudo estava preparado segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte. "
Assim, o judaísmo, se entendido como religião, foi instituído por D’us, desde Moisés, seguiu existindo no período dos discípulos, e continuará em prática no futuro reino do Messias, porque este, restabelecerá o Templo, e os serviço de korbanot (sacrifícios), diferente do cristianismo em que os sacrifícios se acabou na cruz.
Veja como não acabou, no futuro reino do Messias, todas as nações da terra enviarão representantes para as festas de D’us (que o mundo chama de festas judaicas), como está escrito:Isaías 2:2-4:
"Acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor será previsto como o mais alto dos montes, e será elevado acima dos colinos; e para ele concorrerão todos os povos. Muitos povos virão, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do D'us de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas porque de Sião sairá a Lei(Torá) e a palavra do Senhor de Jerusalém;
Isaías 66:23, que diz: "E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um shabat a outro, virá TODA a CARNE a adorar perante mim, diz o SENHOR.
E em Ezequiel 40-48, nestes capítulos descrevem em detalhes o novo templo, os sacrifícios e os rituais a serem realizados, pelos Kohanim (sacerdotes), sob a orientação do Messias.
É importante não ser religioso para estar no centro. Da vontade de D'us, mas obediente à sua Instrução (Torá em hebraico), que é eterna.
Fim da síntese.
Então, de Sinagoga a Igreja, foi a tentativa dos ideólogos da igreja primitiva de se fazer uma transição da sinagoga para igreja. Para tanto utilizou do judaismo como modelo geral para estabelecer a nova religião, adaptando com o paganismo e filosofia romana.
Foi um processo gradual e complexo, que envolveu política, repressão romana, que nao aceitava novas religiões. Inicialmente, os apóstolos se reuniam com os que gentios (não-judeus) que convertiam se reuniam nas sinagogas, mas com a expulsão dos judeus de Roma.
Ali encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com sua esposa, Priscila, depois que Cláudio César expulsou todos os judeus de Roma. Atos 18.1-3
Os eventos descritos em Atos 18 ocorreram entre os anos 50 e 52 d.C.
Com a expulsão dos judeua de roma as sinagogas continuaram funcionando, agora sem os judeus para ensino da Torá. Lembre-se que nao havia nessa época "Novo Testamento", pois o primeiro livro escrito, segundo a teologia cristã, foi entre os anos 64 e 70 d.C., provavelmente em Roma. E como a Torá e os profetas estava escrito em hebraico, e os poucos rolos da Torá em grego eram raros, assim, ficou muito segundo a memória dos que aprenderam com os apóstolos, e depois a degradação do ensino acentuou cada vez mais, por falta daqueles a quem D’us instituiu como Reino de Sacerdotes, como sinônimo de Israel.
À medida que as diferenças entre a teologia cristã se afastava da judaica, se acentuaram, esses novos sacerdotes. Em substituição dos judeus rabinos, expulsos, passaram a se reunir em locais próprios, ou transformaram as sinagogas em novas assembleias, ou seja, Igrejas.
Desta forma, os cristãos introduziram novos elementos de cultos (não mais serviços judaicos) como os mistérios de iniciação (batismo) e a celebração da eucaristia, alterações do sábado para o domingo afastamento e proibições de seguir rabinos e judaísmo, e se distanciavam cada vez mais das práticas sinagogais.
Criaram a figura de Jesus, com base superficial em Yeshua, rabino e messias histórico que morreu oara restabelecer a ligação das ovelhas perdidas da casa de Israel com D'us. A centralidade de Jesus Cristo com personalidade da segunda pessoa da divindade, deus filho, e mediador entre D'us e os homens, foi uma inovação teológica própria, que afastou de vez qualquer possibilidade de comunhão entre o cristianismo com três deuses e o judaísmo, monoteísta.
Inácio de Antioquia e a nova estrutura eclesiástica
Inácio de Antioquia, nascido entre os anos 30 e 35, desempenhou um papel crucial na estruturação da hierarquia eclesiástica, defendendo a autoridade dos bispos como sucessores dos apóstolos, afastamento dos judeus e do judaísmo. Essa nova estrutura hierárquica vertical contrastava com a organização mais horizontal das sinagogas.
Inácio enfatizava a importância da unidade da Igreja, submetendo as comunidades locais à uma sistema hierárquico de autoridade dos bispos. Essa centralização do poder eclesiástico era uma novidade em relação ao judaísmo rabínico
Com o passar das décadas, a igreja primitiva foi influenciada pela cultura greco-romana, com sua tradição de culto aos heróis e deuses, exerceu uma influência significativa na forma como os cristãos representavam e veneravam seus santos, introduzindo a Iconografia, culto aos santos.
O Concílio de Nicéia, que não tinha nenhum judeu, foi o que definiu as bases da doutrina cristã que permanecem até a atualidade, tanto para os católicos, quanto ortodoxos e evangélicos
.os concílios posteriores estaveleceram o nível de organização e centralização da autoridade eclesiástica, o que é inexistente para o judaísmo.
O cristianismo ao introduzir um novo calendário litúrgico, com festas e celebrações diferentes das biblicas, selaram como marco definitivo, um verdadeiro memorial com datas certas, o reforço para a separação do judaísmo biblico, fortalecendo a identidade cristã.
Os Pais da Igreja contribuíram para consolidar a nova religião. Que ganhou destaque a partir de Inácio. Justino Mártir, por exemplo, defendeu a racionalidade do cristianismo e procurou estabelecer um diálogo com a filosofia grega, que consolidaria a mescla da Teologia cristã com a filosofia e teologia grega.
Irineu de Lyon, outro pai da igreja, foi um dos primeiros teólogos a sistematizar a fé cristã, formulando o que ficou conhecido como "Regra da Fé". Essa regra era uma espécie de credo que definia os pontos essenciais da doutrina cristã, como a Trindade, a encarnação de Jesus Cristo e a importância da Igreja.
Muitos outros contribuíram para o firme propósito de substituir pela igreja, a fé e a teologia biblica e o povo de Israel que D’us constituiu como reino de sacerdotes, ou como na palavra de Amos 3.7, Certamente o Ha'Shem soberano não faz coisa alguma sem antes revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.
Assim, da análise apresentada procura-se destacar que o cristianismo, nascido do judaísmo, evoluiu ao longo do tempo, adquirindo características próprias e diferenciando-se em posição diametralmente oposta ao querer de D’us e de sua Sagrada Escritura, negando-a tanto nos mandamentos, festas, quanto na eficácia, através do seu plano de redenção, mediante o qual escolheu Avraha, Isaac e a descendênciade Yaacov, ppr aeu povo, do qual sairiao Mashiach para redenção do seu p9vo e de todos que ouvirem a sua voz. A construção de uma nova instituição religiosa, com suas próprias doutrinas, práticas e hierarquia, foi um teste para provar a toda pessoa se ama realmente a D'us, para testar e saber o que está em seu coração.
Só resta, a quem eatava honestamente equivocado, decidir segir a D'us e sua palavra, procurando uma sinagoga para se reconectar com Deus, ou deixar de ser honesto e seguir uma religiosidade fácil.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que negam a Torá.
BH!!
Muito bom. Visão clara e desapaixonada.
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