Por Que Noé Desacredita a Teologia Cristã?

 


Você já se perguntou  por que as porções proféticas (haftará) da Parasha Bereshit (Gênesis) e Noach (Noé), são relacionadas com o período messiânico?

Parte da resposta está  em que essas porções sao paradigmas, modelos para a redenção que Ha'Shem havia planejado  desde a fundação  dos tempos.

A profecia de Isaías 54:9 (haftará  da porção  Noach), que compara a aliança dEle com Israel às águas do dilúvio, em que, D’us promete nunca mais se irar contra seu povo, é  fundamental para compreender o reino messiânico. Veja:

O Dilúvio é muito mais que um marco histórico  da destruição  da maldade e corrupção daquele tempo,  é sim, a promessa de Ha'Shem da sua ação de juízo e misericórdia, com a chegada do seu reino, no período messiânico. 

No verso 9 de Isaías 54,  D’us utiliza do evento do dilúvio e da promessa feita  para salientar a elevação da função e amor que tem para com o seu povo, jurando não mais castigá-lo. Mas  por que isto? É porque quem estará à frente desse projeto de redenção da humanidade é o messias, portanto, será reino de justiça e de verdade, por isso, um reino eterno em que o próprio Deus governará a humanidade.

A imagem do dilúvio, como um evento cataclísmico que marcou o fim de uma era e o início de outra, serve como modelo e paradigma simbólico e real para a transformação radical que a vinda do Mashiach trará ao mundo.

Mas quando virá o Mashiach?

Sanhedrin 9a diz;

" Rabino Abbahu disse a ele: Ele virá quando a escuridão envolver essas pessoas, ou seja, você"

E o que é  a escuridão, senão a ausência da Torá (lei de Moisés).

Mas por que a Bíblia  não aparece a expressão  negar a lei? Aparece sim, ocorre que a tradução bíblica cristã, escamoteadora e deturpadora, para negar a Lei de Moisés (Torá), utiliza de outras expressões, para desviar o leitor do sentido real da palavra em grego.

O Messias  disse: Mateus 24:12:  "E, por se multiplicar a INIQUIDADE, o amor de muitos esfriará."

O tradutor usou a palavra "iniquidade" para desviar a atenção do verdadeiro  sentido. Em grego nesse versículo é a palavra é ἀνομία, anomia. No dicionário Strong, diz que anomia é "a condição daquele que não cumpre a lei"

Mas, por que traduzem errado? 

"Como o diabo foge da cruz", o cristianismo, foge da Torá. Isto por que, no cristianismo nega a eficácia a Lei de Moisés, mesmo tendo inúmeros versos na Bíblia (1 Jo 5.3 e Apocalipse  12.14, Salmo 119, etc). Estes versos demonstram que a pessoa  prova o seu amor a D'us,  cumprindo os seus mandamentos. 

Essa negação  das Sagradas Escrituras se vê na prática e nestas tentativas de justificação:

  • "Estamos sob a graça, não sob a lei."
  • "Jesus cumpriu a lei por nós."
  • "A nova aliança substitui a antiga."
  • "A lei foi um tutor até Cristo."
  • "A salvação é pela fé, não pelas obras."

O Messias disse que ele viria quando a humanidade estaria em escuridão, ou seja, em plena negação da Torá.

Ele disse: "E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram más". João 3.19

Alem desta sentença, ele disse:

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus  7.22, 23ou seja os que negam a Lei de Moisés, anomia. 

O dia depois do dilúvio, simboliza a transição para o Reino Messiânico, com um novo começo.

O Messias estabelecerá uma nova aliança entre D’us e a humanidade, selada não em tábuas de pedra, mas nos corações dos homens. Essa nova aliança será marcada por um amor incondicional e por uma comunhão mais profunda entre D'us e seu povo.

A vinda do Messias, restaurará parte da realidade do Eden, destruída com a transgressão  de Adan. Esta restauração é  vista em Isaias, com a harmonia dos animais e da longevidade dos homens, como diz:

O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito; e o bezerro, e o filho de leão, e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. Isaías 11:6

Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem; e quem pecar, sendo de cem anos, será amaldiçoado. Isaías 65:20

A vinda do Mashiach é frequentemente comparada à criação do mundo. Assim como o Dilúvio marcou o fim de um mundo antigo e o início de um novo, a era messiânica representará uma nova criação, onde a justiça, a paz e a harmonia prevalecerão. O profeta Isaías, diz: “Eis que eu faço novas todas as coisas” Isaías 65:17.

O Midrash Tanchuma, ao comentar o versículo de Isaías, associa a "nova criação" messiânica à restauração do Éden, onde a harmonia reinava entre o homem e a natureza. Simbolizando a paz universal que caracterizará o reino messiânico.

O Mashiach,  será um líder justo e sábio, que reunirá todas as tribos de Israel e estabelecerá um reino de paz e prosperidade. O Talmud, em Sanhedrin 97a, reforça a ideia de Isaías, dizendo que no tempo do Mashiach, a criação será restaurada ao seu estado original, livre da maldição. A morte, a doença e o sofrimento serão erradicados, e a vida será prolongada.

Assim como o Messias disse, que na sua vinda seria como o período de Noé, ele estava se referindo a todos esse conjunto de aspectos para a instalação do Reino de Deus, que toda alma possa se submeter  a Ha'Shem, cumprir os mandamentos  de D’us, converter ao judaísmo e  aprender a servir  a D'us como seu servo, na forma, intensão  e propósito que ele mesmo nos instruiu  por sua Torá (Instrução).

BH!!

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