A superioridade a Torá, frente aos sistemas jurídicos modernos



A Torá, enquanto regra de estrutura social é incomparavelmente superior a qualquer ordenamento jurídico em qualquer tempo ou continente. Duvida? Veja:

O ordenamento jurídico é um conjunto de normas e princípios que regulam a vida do indivíduo em sociedade, para garantir a ordem, aspirando a justiça. A coercitividade, ou seja, a capacidade de impor e garantir o cumprimento das normas através do uso da força, se necessário, é um dos pilares fundamentais do Direito em todos os sistemas modernos.

A Torá, como instrução de D'us em forma de regra, configura-se como um mapa para a cocriação, com D'us,  de uma realidade social justa e próspera. Através de seus preceitos, D'us convida a humanidade a participar ativamente na construção de um mundo em harmonia com Sua criação. Ao elevar o estado de consciência pessoal e de seu papel na sociedade, refinando o padrão moral, assim, o indivíduo se torna um cocriador, colaborando com D'us na edificação de uma sociedade onde a justiça, a paz, a igualdade são geradores da prosperidade. 

O amor a D'us é força motriz dessa cocriação que impulsiona a busca constante por um aprimoramento pessoal e coletivo, fomentando ações que promovem a equidade e a solidariedade entre todos, distinguindo do ordenamento jurídico, que é baseado na força coercitiva do Estado.

A Torá, como a base da fé judaica, é um guia que molda a vida e a consciência das pessoas que a ela se submetem. 

Os valores éticos contidos na Torá representam como um programa de adesão pessoal, livre, para elevação de consciência, que se chama vida espiritual. Esta elevação  gera transformação pessoal, social, ambiental em harmonia com o próximo e com ambiente e com D'us.

Você ja se perguntou por que temos juízes e ministros de justiça imorais, canalhas, sociopatas bem sucedidos?

Antes de responder, lembre-se de que lei é um consenso de regra feito entre os políticos legisladores, e justiça  e um conceito que deveria ser imposto quando essa lei fosse questionada. Mas a justiça, que deveria ser pilar fundamental tem sido abalada por casos de corrupção (venda de sentença, compadresco, etc.  de juízes e ministros.

A lei é resultado de um poder legislativo. Poder legislativo é resultado de um grupo que ascende ao poder (lícita ou ilícitamente) e faz as leis conforme o interesse de quem os financiou na eleição. Assim, a lei é resultado desse sistema. Ela poderá ser mais ou menos justa, a depender da solidez das instituições democráticas. O Brasil, Venezuela Cuba, não são exemplos disto.


A Torá é superior a qualquer sistema ou ordenamento jurídico.

A Torá é  o manual de elevação do nível de consciência que pode fazer o indivíduo chegar a estatura perfeita para de Adam kadmon (homem primordial).

Como funciona a evolução da consciência pessoal?

A Torá oferece um conjunto de mandamentos e ensinamentos que visam a transformação interna do indivíduo. Por exemplo, o mandamento de “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Vaykra, Levítico 19.18) é uma ferramenta que sensibiliza empatia e a auto-reflexão. O Talmud reforça essa ideia ao afirmar que "pois não há homem livre, exceto aquele que se ocupa com o estudo da Torá'" e ainda, “aquele que estuda a Torá por amor, os segredos da Torá são revelados a ele” (Pirkei Avot 6:1), sugerindo que o estudo da Torá eleva a consciência e a compreensão espiritual.

É necessária a transformação interna para alcançar a perfeição. Em Berachot 17a, é mencionado: “No Mundo Vindouro, não haverá comer, nem beber, nem procriação, nem comércio, nem inveja, nem ódio, nem competição; mas os justos sentarão com suas coroas em suas cabeças e desfrutarão do esplendor da Shechiná (presença de Ha'Shem).” Isso indica que a evolução da consciência envolve a superação do yetser hara (desejos e interesses mundanos) levando a um estado de pureza e perfeição

O profeta Miquéias descreve a era do futuro reino do Mashiach como um tempo de justiça e paz: "Sentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém os espantará; porque a boca do Senhor dos Exércitos o falou" (Miquéias 4:4). Essa metáfora representa um mundo em que todos viverão em segurança e prosperidade, sem medo de perseguição ou opressão, em razão do estado de consciência superior, superação do yetser hara e plenitude do conhecimento e prática da Torá. Isto reflete o ensino do Talmud -Kiddushin 40b, sobre o nível de consciência e a prática da Torá: “Grande é o estudo da Torá, pois leva à ação.” Assim, a verdadeira elevação espiritual não é apenas intelectual, mas também prática, manifestando-se em ações (frutos),q que refletem os valores da Torá.

Desta forma, a busca contínua pela verdade e pela sabedoria conduz à elevação como foi dito em Eruvin 54a,  “Se alguém diz: ‘Eu me esforcei e encontrei [sabedoria]’, acredite nele.” Porque a evolução da consciência é um processo ativo de busca e esforço de compreensão (assimilação), elevando o nível de consciência (sabedoria, compreensão e prática) em amor a Ha'Shem.

Por outro lado a Torá induz à integração social! Os valores da Torá promovem o padrão de justiça da Torá, e a harmonia comunitária. O conceito de Tzedakah (caridade) é central, incentivando a solidariedade e responsabilidade com o próximo, que trabalha a sensibilização da pessoa e o seu nivel de consciência: sou cocriador de um mundo melhor. 

O Talmud declara: “O mundo é sustentado por três coisas: pela Torá, pelo serviço a D'us e pelos atos de bondade” (Pirkei Avot 1:2). Isso demonstra que a prática dos valores da Torá, essencial para a harmonia social, como resultado da elevação do nível de consciência.

Aplica-se aqui a mesma ideia de Berachot 17a, acima dito, que “no Mundo Vindouro, não haverá inveja, nem ódio, nem competição...", ou seja as pessoas terao um nivel de consciência que agirão conforme a Torá. Isso será experimentado durante a era messiânica, pois ela é caracterizada por uma harmonia universal, onde o yetser hara (emoções negativas) serão superadas. E, em Sanhedrin 97a, diz: “Na era messiânica, não haverá inveja ou competição, pois a bondade será abundante e todas as delícias estarão tão disponíveis quanto o pó.” Significando que na futura era messiânica haverá mudança de consciência que permitirá a convivência pacífica entre todos: "Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." Is 11.9

O nível de consciência ambiental estará como no Éden! A "humanização" das relações com os animais, especialmente com pets, representa um avanço significativo na consciência ambiental. 

Vamos a um exemplo prático: a tendência de "humanizar" as relações com os animais de estimação sinaliza um despertar da consciência ambiental.

Esta classificações como 'humanização' é, na verdade, o início do nivel de consciência que se deve ter com os animais. Essa crescente empatia começou a passar para o abate de bovinos que até algumas décadas atrás, eram abatidos com marretadas em alguns frigoríficos. Os preceitos da Torá já proíbiam o abate do animal de forma que ele sentisse dor!

E mais, a Torá estabelece  que não se pode pegar os ovos, ou o filhote da ave, quando a ave-mãe estiver cuidando deles; que não se deve abater  a vaca e o bezerro juntos, a proibição  da caça, etc.,   Isto demonstra o nível de consciência ambiental que a Torá traz.

Ainda, na relação do homem com o meio ambiente, há o mandamento de “Bal Tashchit” (não destruir) ensina a importância da conservação e do respeito pela criação de Deus. O Talmud expande essa ideia ao afirmar: “Quem destrói uma árvore frutífera é como se destruísse uma alma” (Talmud Bavli, Tractate Bava Kamma 91b).

Lembre-se, a Torá foi revelada na idade do bronze! Revolucionária para aquela época, e ainta tem regras que a sociedade não atingiu, e só alcançará no reino do Mashiach, onde todas as coisas serão restauradas. Como dizem os profetas: 

Isaías 2:4: "E ele julgará entre as nações e porá fim às contendas de muitos povos. Converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra."   
Miquéias 4:3: "E converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

O princípio do respeito à natureza, como processo de elevação do nível de consciência, está chegando lentamente, mas o ápice, só ocorrerá na era messiânica, porque os povos pensam que essas regras são religiosas (do judaísmo). 

No Talmud Bavli, Tratado Sanhedrin 108a, debate sobre a destruição da epoca de Noach (Noé) e reforça o princípio ambiental da Torá: que D'us criou o mundo para ser habitado e não para ser destruído.

Assim, a Torá é vista como o meio principal de conexão com D'us e de desenvolvimento do nível de consciência. Portanto, o estudo e a prática dos mandamentos são formas de se aproximar de Ha'Shem e elevara consciência (espiritualidade). O Talmud afirma: “Grande é o estudo da Torá, pois leva à ação” (Kiddushin 40b), indicando que o estudo da Torá não é apenas um exercício intelectual, mas uma prática que transforma a vida e aproxima o indivíduo de D'us.

BH!!!


Comentários

Postagens mais visitadas