Vaetchan: por em prática a Instrução

 


Vaetchan é o momento de por em prática a Instrução (Torá)


A Parashá Vaetchanan marca um momento crucial na jornada do povo judeu: à beira da Terra Prometida.Moshe, com a voz transmitida de emoção e sabedoria, dirige-se ao povo, relembrando as instruções -chave (leis, mandamentos e decretos de Ha-Shem. Mas para além de um simples repasso nas instruções, Moshe nos convida a uma profunda reflexão sobre nossas vidas práticas frente a Terra Prometida que o povo passará a ocupar. É ora de colocar em prática 40 anos de treinamento.

O deserto, com Ha-Shem, longe de ser apenas um lugar árido e inóspito, representa um período de transformação e elevação espiritual. As provas e desafios enfrentados pelos israelitas no deserto foram como um fogo que purificou suas almas, eliminando impurezas e preparando-os para a vida na Terra Prometida. Assim, como o ouro é refinado no fogo, o povo de Israel foi moldado pelas experiências do deserto, tornando-os PELA PRÁTICA DA TORÁ, um povo separado e foi forjada a sua dentidade judaica.

A Terra Prometida, por sua vez, simboliza a realização espiritual e material. É um lugar de abundância, onde as pessoas podem viver em paz e harmonia, cultivando a terra e observando os princípios divinos. No entanto, a conquista da Terra Prometida não é apenas um feito militar, mas também uma jornada espiritual individual. 

Cada um de nós no exílio como judeu ou como integrante do povo de D'us pela conversão, passamos pelos mesmos dilemas e provas que nossos pais passaram no deserto.

 O Messias para começar seu trabalho de início da redenção, resolveu meditar sozinho no deserto, por 40 dias, em todas estas instruções de Devarim. Ou seja, preferiu ficar só, em jejum repassando as instruções-chave por 40 dias. possivelmente após a porção e Veatchanan, após tisha B'av, saiu para o deserto, ao retornando na porção NITZAVIM, quando entrou a sinagoga e lwu Isaías 61, dando início ao processo de redenção.

As lições de Vaetchanan são tão relevantes hoje quanto eram no tempo de Moshe. Vivemos em um mundo repleto de divisões, e completamente contrário a ética da Torá, conforme foi dito dos últimos dias: 'as pessoas serão egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosas e arrogantes. Elas falarão mal de D'us, desobedecerão aos pais, serão ingratas e não se incomodarão com as coisas de D'us."

A Torá nos oferece valores e a bondade de D'us para navegarmos por essa jornada.

Ao estudar e praticar os ensinamentos da Torá, temos experiência com D'us e assim retificamos a nossa alma e ao mesmo tempo servimos de exemplo para outros, para fazer teshuvá (retorno a D'us) e viver conforme as instruções (Torá) que D'us nos deu.

Cada um de nós, independentemente de nossa idade ou conhecimento, temos que por em prática, compartilhar por nossos frutos os ensinamentos da Torá com aqueles ao nosso redor. 

Veja aqui as práticas judaicas  diárias para uma vida mais conectada com Ha-Shem:

  • Estudo diário da Torá: Dedicar um tempo cada dia para estudar um trecho da Torá, mesmo que seja pequeno, pode transformar nossa vida.
  • Oração: A oração é uma forma de nos conectarmos com D'us e expressar nossa gratidão e pedidos.
  • Mitsvot: A prática das mitsvot nos aproxima de Deus e nos conecta com a comunidade judaica.
  • Tzedaká: Doar é uma forma de expressar nossa compaixão e solidariedade com o próximo.
  • Chesed: A prática do chesed, ou atos de bondade, da esperança nos permite fazer a diferença no mundo e trazer alegria para os outros.

Pratique a Torá!!!

Tem dificuldades? Contate-nos!!

BH!!!!


Comentários

Postagens mais visitadas