Jejuar enquanto trabalha: Tisha B've

 Devo jejuar, mesmo não sendo feriado nacional em Israel?

Por que se jejua em Tisha B'Av (9 de av)?

Tisha B'Av é um dos dias mais tristes do calendário judaico, sendo marcado por um jejum (de sol a sol) e um profundo sentimento de luto e reflexão. 

A data, que cai no nono dia do mês hebraico de Av, e não é  feriado nacional em Israel, mas todo judeu, mesmo trabalhando, jejua e pensa sobre a série de tragédias que assolaram o povo judeu ao longo da história, a saber, foi nessa data todos estes fatos aconteceram ao longo dos séculos:

  • Dez, 10 dos dose espias, trouxeram um relato completamente desmotivador para o povo, induzindo a pensar que HaShem não  iria dar vitória a eles na terra de Canaã. 
  • Destruição do Primeiro Templo de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C. Essa tragédia marcou o início do exílio babilônico.
  • Destruição do Segundo Templo, espalhando o povo judeu por todo o Império Romano e marcando o início de uma nova era de perseguição.
  • Expulsão dos judeus de diversos países, como a Espanha (1492) e a Inglaterra (1290), resultando em grande instabilidade a cada judeu e sa familia, trazendo sofrimento com a Inquisição cristã. 
  • A solução final de Hitler com o Holocausto (genocídio de seis milhões de judeus) 

Portanto,  jejuar em Tisha B'Av é uma forma de honrar a memória de nossos ancestrais,  expressar identidade nacional e de consciência pela tristeza pelas calamidades que ocorreram, e, lembrar de nossa razão de fazer ticum (reparação) pessoal e social, para vinda do Mashiach.

Pense: o que você tem feito para repara a conexão do meu próximo para aproximá-lo de D’us, e contribuir para que ele  viva conforme a Torá? Você é exemplo de cumprimento da Torá?


Quantas outras tragédias desse dia já foram evitadas?


O Irã disse que lançaria sua ira contra Israel nesse dia, depois de amanhã, para vingar a morte do terrorista Ismael! Mesmo que faça a defesa será de HaShem! É Ele quem nos dá sabedoria para atuarmos!

 

Tisha B'Av continua sendo um dia de grande importância para todos judeus, servindo como um lembrete do sofrimento do passado e da importância da unidade, teshuvá e da solidariedade com o próximo. 

Ao jejuar e se lamentar, os judeus renovam seu compromisso com os valores judaicos e com a chegada do Mashiach.

Não  devemos esperar por feriado ou ter condições  econômicas para poder parar, e então, jejuar. Se assim fosse, Israel jamais teria feito jejum em Tisha B'Av, pois nunca foi um feriado em Israel, muito menos no exílio das nações. 

Ao refletir sobre as tragédias do passado, devemos buscar fortalecer a nossa experiência com D'us, sabendo que é ele quem permite todos os fatos, e nosso único trabalho é confiar nEle, fazer a nossa parte (tzedaká, tefilá e cumprir a Torá), descansando em sua proteção e justiça, aguardando a vinda do Mashiach para um futuro melhor, onde a paz e a justiça prevalecerão.

BH!!

Comentários

Postagens mais visitadas