Pequeno em Número, Gigante na Redenção

 


Israel: Pequeno em Número, Gigante na Redenção

Por que os dominadores das nações  sempre dizem como faraó e Balak: É um povo numeroso que cobre a terra?

Atualmente existem mais de 10 guerras no mundo, mas a defesa de Israel contra Irã e seus tutelados é o que domina amidia e causa maior comoção social, protestos e atos de reprovação da ONU. 

Por que? É  algo natural que Putim amasse usar arma nuclear, que Síria continue a massacrar livremente os curdos, e Irã, financiar o terrorismo no mundo, e não despertar comoção social?


Ao longo da história, o povo judeu foi cercado por nações poderosas e numerosas. Apesar de sua aparente fragilidade, os judeus serviram de exemplo e benção para as nações e prosperaram, carregando consigo a missão de redenção da humanidade. 

A Tanach, tradição judaica e as produções acadêmicas judaicas convergem para uma resposta: a força do povo judeu reside não em sua quantidade, mas em sua conexão com um projeto de HaShem de redenção. Essa conexão se torna qualitativamente diferente das nações quando entende-se a razão da dispersão: 

Isaías 49:6: "É pouco para ti seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e para levares de volta os dispersos de Israel; também te farei luz para os gentios, para que seja a minha salvação até às extremidades da terra."

A Torá e o Tanach narram diversas histórias que ilustram a pequenez do povo judeu, em comparação com as grandes potências da época, como a de Avraham, pai dos judeus, foi chamado para ser pai de uma nação e conduzia-se por Canaã com um pequeno rebanho, em um mundo dominado por poderosos.

Para constituir a familia de Yaacov em uma nação, D'us os fez descer ao Egito, para depois libertá-los, como uma nação, tendo o Egito como a maior potência ds época, reconhecendo-os como nação. 

Todas as diásporas (palavra grega que quer dizer  semear) foram geridas e organizadas por D’us. E em todas elas Israel saiu fortalecido, tendo a Torá por fundamento de sua ética e prática.

A crença em um D’us único e a promessa do Messias, serviu de testemunho emntodas as nações,  principalmente nas cristãs que utilizaram todos os métodos para assimilar esse povo e destruir a sua identidade, para assumir novas práticas e teologia, que eram,  e são, contraditórias com a Torá. 

O que traz paz e justiça ao mundo são elementos fundamentais da identidade judaica.

Assim, a história do povo judeu é marcada por momentos de sofrimento e perseguição, mas, em todos, o povo de Israel serviu de testemunho vívido do plano de redenção  e contraponto de interpretação correta da Torá e da mensagem  de HaShem.

As nações da terra fazem crer, aos néscios, que o judeu domina o mercado financeiro, os bancos, as mídias de comunicação, absolutamente tudo, conjugando esta 'dominação' em aspecto negativo, que induz a um pensamento equivocado: o povo judeu é numeroso e perigoso.

A verdadeira força do povo judeu reside em sua fé inabalável em D’us e na promessa da redenção, que virácom o Mashiach (Messias). Essa fé que impulsiona a superar obstáculos e perseverar em seus valores, mesmo diante da adversidade. O fundamento é a Torá e os ensinamentos judaicos que oferecem valores que beneficiam toda a humanidade.

Sob a liderança do Mashiach começada no Império Romano com Messias ben Yosef, culminará com a chegada de Mashiach Ben David que trará.

Retorno, unificação, libertação, conhecido como Kibbutz Galuyot ou 'Reunião dos Exilados, pois buscará o povo judeu do exílio e libertará da opressão das nações e das sanções da ONU, aniquilando-a, restaurando a justiça e a paz na terra. (Isaías 9:5-6, 11:10-16, 53:5-12);

Restaurará a monarquia davídica e o Messias governará com Torá, justiça e hessed (bondade) estabelecendo um reino de paz e prosperidade para todos, conforme a profecia de Isaías: "Eles não farão mal nem destruirão em todo o meu santo monte" (Isaías 11:9, 9:6-7, 11:1-5, 32:1-5);

O Messias Rei ensinará a Torá e guiará todas as nações da Terra (Isaías 11:2-4, 42:1-7) e HaShem será reconhecido Rei de Toda a Terra,  e neste dia Hashem será um e seu Nome.

BH!!!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas