Quem é maior: Moisés ou o Messias?



 Há contradição entre a exaltação de Moshé e do Mashíach em Deuteronômio?

Algumas pessoas que estão em processo de conversão saindo do sistema e teológico cristão, ao lerem o texto do Sidur (livro de orações) que diz "nunca nasceu em Israel um homem como Moisés" me perguntam: 

Não há umacontradição no sidur (livro de orações) quando se diz que Moisés ser maior que o Messias?

A passagem a que se referem no Sidur, é palavra eterna e não poderia ter contradição, porque foi dita pelo próprio D'us, veja:

"Nunca se levantou em Israel um profeta como Moshé, que contemplou a face de Deus" Devarim/Deuteronômio 34:10

 E a passagem do Talmud que se pensa estar em contraposição se encontra no tratado Midrash (Tanhuma, sobre Isaias 52.13) em que o "Rabi Berekhya disse: 'O Messias será exaltado acima de todos os reis e líderes, como está escrito: '...será exaltado e engrandecido, e será altamente elevado...' (Isaías 52:13)." (Tanhuma, Parashot Vayeitzei).

Outras passagens do Talmud ampliam a exaltação do Mashiach:

Sanedrín 93a: "O Messias se sentará à direita do Santo, bendito seja Ele."

Berachot 5a: "O Messias ensinará Torá no céu."

Zohar: "O Messias se sentará no trono de glória, acima de todos os reis da terra." (Parshat Pinchas)

Midrash Rabba: "O Messias receberá honra e glória maiores do que qualquer outro ser humano." (Parashut Devarim)

Existem outras passagens com mais debates sobre a natureza e o papel do Mashiach. 

Estas citações discutem a natureza do Mashiach (Messias) e seu papel na redenção judaica. A passagem específica mencionada no Midrash se concentra, como se percebe da leitura acima.  na exaltação do Mashiach, comparando-o entre os grandes tzadikim (consagrados) da história judaica, como Avraham, Moshe e os anjos ministradores.

Assim, os rabinos discutem diferentes aspectos do Mashiach, como sua origem, sua missão e seu destino final. 

Percebe-se que a discussão é ampla e aberta a diferentes interpretações. Isso é judaísmo, diferente do cristianismo que é um sistema fechado em dogmas em que ou a pessoa as cegas se submete, ou e excomungado. O judaísmo comporta pluralidades de opiniões. Todas muito bem fundamentadas. 

Voltando, a afirmação "Nunca se levantou em Israel um profeta como Moshé, que contemplou a face de Deus" contrapondo-se ao Mashiach,  tem a solidez de uma fumaça.

Para dissolver essa aparente contradição, basta observar o contexto de Devarim/Dt.34, a saber, o texto 'polêmico "se encontra em um contexto específico: a morte de Moshé e o luto do povo israelita.

Hashem, quando diz "nunca se levantou um profeta como Moshé " em sua bondade, quis destacar a grandeza de Moshé como profeta (único) que falou diretamente com D'us, e o texto busca confortar o povo, após a morte de Moshé, e reafirmar sua fé em D'us.

A discussão talmúdica, por outro lado, se insere em um contexto diferente, focado na esperança messiânica e na redenção futura. Ao exaltar o Mashiach, os rabinos buscam despertar no leitor a crença na vinda futura do Messias.

 Moshé foi, sem dúvida, um profeta único na história judaica. Sua experiência direta com D'us e sua missão na libertação do Egito e na entrega da Torá o colocam em um patamar exclusivo!

Por outro lado, o Mashiach representa a culminação da redenção messiânica, a grande redencao da humanidade, começando pelo povo de Israel. A Torá fala e aponta para o Mashiach como descrito no Talmud.

Não  para por aí, a comparação entre Moshé e o Mashiach é possível interpretar quanto ao nível de exaltação. O Mashiach no Talmud não se refere à comparação direta com Moshé em termos de profecia, mas sim, a um nível distinto de grandeza, relacionado à sua missão messiânica e ao impacto que terá no mundo.

Agrandeza de Moshé é base da fé judaica e está nos 13 princípios de fé do judaísmo:

7. Creio com plena fé que a profecia de Moshé Rebênu é verdadeira. Ele foi o mais importante de todos os profetas, antes e depois dele.

 Como dito no Chabad:

se uma pessoa negar qualquer preceito ou conceito da Torá é como se ele estivesse negando a Torá inteira, pois a Torá é uma unidade, uma só essência. Se uma pessoa desconhece algum princípio da Torá, ele é simplesmente considerado ignorante. Mas se alguém é ignorante em um dos Treze Princípios de Fé de Maimônides, então ele deixou de conhecer o que é judaísmo.

Por outro lado, o papel de Moshé e do Mashiach podem ser vistos como complementares, cada um com sua importância e significado único na história da redenção. Moshé representa a base da Torá e da profecia anunciando e apontando para o Messias, enquanto o Mashiach representa a realização final dessa redenção.

O 7° princípio acima, afirma a crença fundamental no papel central de Moshé  como profeta mais importante da história, a ponto de ser uma prática se dizer para a Torá de Hashem, Torá de Moshé!!

 Maimônides destaca neste princípio de fé, pressupõe três aspectos fundamentais:

 Autenticidade da Torá como escrita por D’us, letra a letra; 

 Liderança na formação espiritual do Povo de Israel; e

 Autoridade, pela aliança eterna entre Deus e o povo de Israel, estabelecida e mediada por  Moshé.

Para concluir, inexiste contradição ou inconsistência nas declarações da Torá edo Talmud. Poderia, ainda analisar estes dois textos em esgrima, que traria ainda mais profundidade e grandeza para Moshé e o Mashiach, sem contradição. Pense nisso à luz da interpretação simbólica, teleológica do profeta e do redentor,  ao nível de revelação, dos tipos de grandeza (unidade de medida)  segundo o objetivo da missão (trazer a Torá  e trazer a geulá [redenção]), entre outros graus de comparações.

BH

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