Enquanto o Mashiach não se apresentar: cumprir mitzvot e atos de bondade
Haaretz
"The Lubavitcher Rebbe as a God"
"O Lubavitch Rebe como um Deus"
O título dessa reportagem é instigadora e imspira respeitosos debates.
É de conhecimento público que uma linha do judaísmo tem o Rebe como o Mashiach. Assim, vamos repercutir, com todo respeito o tema "o Messias".
Inicialmente, deve-se salientar que o Rebe é um dos grandes tzadik na história do povo judeu, O Rebe Mendelson, foi um líder espiritual de grande estatura, cuja fé, erudição e dedicação ao serviço de Hashem, eram verdadeiramente notáveis. Que a memória do Rebe continue a ser uma bênção e seu legado é mensagens continue a motivar a todos.
Quando participava de uma sinagoga da linha martorti, debatemos informalmente sobre o Mashiach (Messias) e ao final, após se identificar uns poucos nomes, foi dito por um dos associados, quando já estava na hora de começar o serviço de cabalat shabat, quando mashiach chegar, saberemos quem tem razão.
Na tradição judaica, Maimônides, também conhecido como Rambam, é indiscutivelmente um dos maiores filósofos, estudiosos da Torá da história judaica, sendo uma unanimidade em todas as linhas do judaísmo.
Na sua obra Mishneh Torá, ele refletiu sobre o messias, no capítulo Hilchot Melachim u'Milchamot 11:1-12.
Aí ele traz as características que identificariam o mashiach (ungido de D'us), a saber:
Deve ser descendente de Davi, para cumprir a profecia de Natan a Davi (2 Samuel 7:12-16). Esse é um requisito legal, pois é dessa linhagem que se garante a legitimidade do Messias como rei de Israel e herdeiro do trono de Davi.
Como Maimônides viveu no seculo XII, diz que o Messias liderará o povo judeu na reconquista da Terra Prometida, libertando-a do domínio estrangeiro e estabelecendo o reino messiânico. Israel retornou para sua terra de forma milagrosa (clique aqui para saber dos códigos bíblicos e milagres).
De qualquer dorma o Mashiach virá como um líder militar vitorioso, unindo as tribos de Israel e restaurando a glória de Israel como nação, visivelmente, governada por D’us.
Ponto fundamental, é que o Messias restabelecerá a monarquia davídica, diferente do moderno estado de Israel que é democracia parlamentarista. Ele governará como justiça e sabedoria sobre todo Israel.
Sua liderança abrangerá toda a terra. Ele trará paz e prosperidade à terra, cumprindo as profecias de uma era messiânica de paz universal.
O Messias terá o dom da profecia!!
Ele receberá revelação direta de D'us, ou seja, através dele, D'us comunicará sua vontade ao povo e aos povos, e guiará Israel no caminho da retidão.
O Messias realizará milagres extraordinários como prova de sua missão predito pelos profetas! Esses milagres demonstrarão seu poder sobre o dominio da natureza superando as leis físicas.
Ramban é realmente incrível em suas análises.
O Messias inaugurará a era messiânica, um período de paz universal, prosperidade e harmonia entre a humanidade e a natureza, e nessa era, a Torá será universalmente aceita, a guerra e o sofrimento serão erradicados, e a justiça prevalecerá.
Muitos outros aspectos foram levantados por Maimônides, mas aqui só troxemow estes que são os principais, na minha ótica.
Após vermos estes elementos apontados por por alguém que é unanimidade entre todas as linhas, pode-se avaliar se o Rebe preenche estes aspectos.
As características messiânicas descritas por Rambam oferecem para compreender as qualidades e o papel do Messias na tradição judaica. Ao analisar essas características, podemos aprofundar nossa compreensão das profecias messiânicas e da esperança pela redenção final.
Por fim, a interpretação e aplicação dessas características messianicas geram debates entre as diferentes linhas do judaísmo. Porém, Maimônides aponta com sabedoria e fundamento os elementos identificadores que permitem identificar o candidato a Mashíach.
BH
Comentários
Postar um comentário