(3/5) x1 = Mashiach de Pessach
Teceira e Quinta taça de Pessach: revelam uma missão para o Mashiach
Em todas as tradições (sefarditas e ashkenazitas) ao longo de milênios a festa de Pessach (Páscoa Bíblica) é comemorada essencialmente igual, em todas as casas judias.
No contexto do Seder de Pesach (ordem de atividades da Páscoa bíblica), há a tradição de se beber quatro cálices de vinho. Isto não está na Torá escrita,mas, na Oral.
Essa linda, profunda e simbólica prática na Festa da Redenção (Pessach) derivada de quatro expressões de redenção encontradas na Torá, em Shemot (Êxodo) 6:6-7. Estes quatro verbos, ou etapas da redenção, são:
1- "Vehotzeti" (E Eu vos tirarei),;
2- "Vehitzalti" (E Eu vos salvarei);
3- "Vega'alti" (E Eu vos redimirei); e
4- "Velakachti" (E Eu vos tomarei).
O Tratado de Pesachim 108, consta a discussão sobre a necessidade de beber quatro cálices de vinho para simbolizar a redenção completa do povo de Israel do Egito. Cada um desses cálices corresponde simbolicamente a uma dessas promessas divinas de salvação, assim sendo, de onde sacaram este tal quinto cálice?
O quinto cálice no Seder de Pesach, é conhecido como o Cálice de Eliyahu (Elias), que possui a simbologia representativa do anúncio do Mashiach que faraa redenção final para o povo de D'us e para a humanidade.
Mas por que cálice de Eliyahu se deveria ser do Mashiach?
Pessach é uma festa memorial que nos incere nas dores da saída do Egito e nos acalenta alma com a restauração e perfeição da redenção final com o Mashiach.
Assim como a Festa de Pessach não é um fim em si mesma, mas sim, um sinal visível do pasado e, quando comemoramos cada Pessach com a firme certeza que no tempo próprio virá a Redenção (Pessach) definitiva, o Profeta Eliyahu é o sinal, a senha, significa que esse tempo chegou!!!
Não esperamos Eliyahu, mas a sua aparição significa a materialização da chegada do Mashiach!!!
O cálice ds Eliyahu é inserido no Seder como um símbolo de esperança e expectativa pela redenção futura e pela vinda do Mashiach. Contudo, este quinto cálice não se bebe dele, o cálice fica completo.
O simbolismo de ter este cálice, de colocar vinho nele, mas não bebê-lo, pode ser entendido de várias formas:
A presença do cálice na mesa, representa a certeza da redenção, pois foi Hashem quem prometeu, e Ele é fiel em cumprir a sua palavra. Trata-se de um exercício de confiança e crença na futura Geulá (redenção), pois a presença do cálice induz a posterior utilização da sua bebida própria, o vinho. A presença de Eliyahu pressupõe o tempo oportuno para a chegada do Messias.
O Seder de Pesach é uma celebração da libertação histórica dos israelitas do Egito com toda destruição, dor e sofrimento por um lado, e por outro, o desejo da chegada do dia da liberdade, redenção. O Cálice de Eliyahu, como símbolo, é essa conexão entre a redenção passada e a promessa de redenção futura.
O fato de utilizar o vinho tinto no cálice é de uma complexidade quântica que vai desde a alegria, passando pelo korban, justificação, kapará irrevogável e simbolo de VIDA (e qual é o conceito de vida, para Quem é pré-existente e eterno?)
A presença do cálice de Eliyahu Hanavi, alude à profecia na celebração do Seder, Portanto, conecta o participante a certeza da Palavra de D'us.
É tradição em um momento do Seder, uma pessoa abrir a porta da sinagoga (ou da casa, se celebrado no lar) para convidar simbolicamente Eliyahu a entrar. Isto é feito como uma manifestação vívida de confiança (fé) para que entre a boa notícia de redenção. Quem não quer abrir a porta para a chegada do Mashiach simbolizada pela constatação e evidência das palavras do profeta Eliyahu? Como posso dar vida a um poeta falecido? Lendo as suas poesias. Quando permito a leitura de um texto, concenti que aquela pessoa, mesmo morta pudesse traz a sua energia, E quando as Palavras de Hashem se cumprem, essa energia nos enche de confiança.
Portanto, o cálice Eliyahu é como diz Isaías 52: "Como são belos sobre os montes os pés dos mensageiros que anunciam boas-novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam a salvação, que dizem a Sião: 'O teu Deus reina!'"
Com a chegada do Mashiach será inaugurada uma era de paz, conhecimento da Torá e justiça universal jamais vista pela humanidade.
Assim, com a presença do cálice que permanece cheio e intocado ao longo do Seder, nos incomoda e faz refletir em cada vez que nosso impulso nos diz: tem um cálice sem tomar, e nosso racional reage: abençoado seja Hashem que lembra de suas criaturas, e liga à experiência histórica e sensorial de Pesach à esperança e expectativa da chegada do Mashiach.
De onde foi levantada a ideia do quinto cálice?
O quinto cálice, conhecido como o Cálice de Eliyahu Hanavi (Elias, o Profeta), é uma tradição que não consegui clareza textual de sua origem, mas este cálice está associado à redenção futura e à promessa messiânica. Há uma opinião discutida no Talmud que menciona a possibilidade de um quinto cálice, relacionado ao quinto verbo "Veheveti" (E Eu vos levarei) de Shemot (Êxodo) 6:8, mas essa visão não se encontra adotada de maneira evidente como dos quatro cálices que são obrigatórios serem bebidos. Assim este verbo "Veheveti" (E Eu vos levarei), se faz presente com todos os requisitos dos demais, porém aguada diferimento no tempo do Mashiach.
Portanto, o costume é preparar o quinto cálice para Eliyahu Hanavi, que anunciará a vinda do Mashiach (Messias). Esse cálice, acima dito, não é bebido, ficando reservado como um sinal de expectativa e fé na futura redenção total, que será completada com a chegada do Mashiach ben David.
(3/5) .1 = Mashiach de Pessach
Relembrando, o terceiro cálice é "Vega'alti" (E Eu vos redimirei) e o quinto cálice, "Veheveti" (E Eu vos levarei), o cálice de Eliyahu (Kos Shel Eliyahu). Este, adiciona uma dimensão olhando para o futuro e para o "fim dos dias" Assim, esse cálice serve como um símbolo de expectativa e esperança, mantendo viva a crença do início de uma nova redenção que será anunciada com a chegada de Eliyahu Hanavi (Elias o Profeta), que precederá a vinda do Mashiach.
Que fórmula é esta "(3/5) .1 = Mashiach de Pessach"?
3 significa o terceiro e 5 o quinto cálice. Estão ligados pelo ato objetivo de redenção, salvação como diz Isaías 52. Este dois verbos estão no futuro, a nossa interpretação, revelando uma ação em dois estágios, o número 1 revela a ação ou a missao de redenção que é desenvolvida em dois momentos, uma com o Mashiach ben Yosef e outra com Mashiach ben David.
Mas como será essa chegada?
Que ligação há entre dois cálices e os dois Messias?
Eliyahu vem em carne ou simbólicamente como acima sugerido? O que diz o Talmud e Chazal?
Por que a Kabala fala sobre esta conexão e o Talmud não?
Essas reflexões trataremos no próximo texto, b'ezrat Hashem.
BH!
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