Qual o sentido da sua vida?
Os valores como propósito de vida, como um fim em si mesmo, como viver para buscar a felicidade, realização de boas obras, contribuição para o bem comum e progresso da humanidade ou viver de forna que deixe um legado, são ótimos princípios, mas em 50 anos ninguém mais lembrará de você. Portanto , estes valores não podem ser a fonte das suas ações. Contudo, se elas forem consequências práticas de um valor maior de um projeto que seja eterno, sim! Você compriru um papel, colaborou para a retificação do mundo.
Um propósito filosófico esgota-se nos seus termos, e passando ou evoluindo a ideia filosófica, já não existe a ideia original, mas uma nova ideia.
Se o projeto é viver porque amanhã morreremos e tudo se acabou em húmus, não existe mérito em viver com ou sem bons princípios!
D'us possibilita a toda criatura, inteligente ou com deficiência cognitiva a possibilidade de experiências a Sua existência (isto é 'emuná', em hebraico, que foi traduzido como fé [que é apenas uma fraca sombra do conceito emuná]).
Experiência, cada um terá a sua. Se colocar a prova, depositando a sua confiança na palavra/experiência que D'us te apresenta, você sobe um degrau. E se segue esta trajetória, chegará a una experiência mais elevada e significativa, entendendo o que é o propósito da vida e de viver.
O projeto não é seu, é dEle. Você não é o corpo, mas célula.
Na Torá e na tradição judaica, a razão da vida e do viver é cumprir os princípios de D'us e aprimorar a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. De acordo com a Torá, fomos colocados neste mundo com um propósito específico, que é servir a D'us e cumprir Sua vontade. Cada um de nós tem um papel único e especial a desempenhar na grande tapeçaria da criação.
A vida não é uma ilusão, mas sim uma oportunidade preciosa de crescimento espiritual e cumprimento de mitsvot (mandamentos). Ao viver de acordo com os ensinamentos da Torá, podemos nos conectar com D'us, a fonte de toda a vida, e alcançar um estado de maior consciência e elevação espiritual.
Portanto, a razão da vida e do viver, de acordo com a tradição judaica, é buscar a santidade, a segurança e a justiça em todas as nossas ações, e assim cumprir o propósito para o qual fomos criados. Desta forma, tudo que fazemos e como fazemos deve ter significado e propósito em nossa jornada neste mundo, e tudo se resume em cumprir a vontade de D'us com alegria e dedicação, como nosso pai Avraham, que guardavam de forma cuidadosa todos os mandamentos compreensíveis e os que não compreendia, mas obedecia com integridade de coração.
Em outras palavras, com base na Torá e na tradição judaica, a razão da vida e do viver é servir a D'us e cumprir Seus mandamentos, conhecidos como mitsvot. A Torá (Instrução) nos ensina que fomos trazidos a neste mundo com um propósito que está na prancheta de D'us. Temos autonomia de vontade em decidir aprimorarmos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor, através da prática da justiça, da paciência e da santidade, ou seja, cumprir a Torá.
Ao viver de acordo com os ensinamentos da Torá, podemos nos conectar com D'us, cumprir os propósitos dEle e alcançarmos um estado de maior elevação espiritual.
Cada ação que realizamos, cada palavra que pronunciamos e cada pensamento que temos pode ser uma oportunidade de cumprir a vontade de D'us e contribuir para a construção de um mundo melhor.
Portanto, a razão da vida e do viver, é buscar a santidade em todas as nossas ações.
Santidade é cumprir os mandamentos de coração, por isso Ele disse:
diz aos filhos de Israel que façam franjas na sua veste pelas suas gerações: e nas franjas ponham um cordão de azul. E estas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do IHVH, e os façais: (...) Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os façais, e assim sereis santificados a vosso Elohim. Eu sou o IHVH vosso Elohim, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser D'us Eu Sou o IHVH vosso Elohim” (Nm 15:37-41)
Assim, cumprir o propósito para o qual fomos criados é estar no plano, projeto, propósito de D'us e só está neste projeto se obedecermos aos seus mandamentos.
Que possamos ter coragem para viver a Torá, e viver com significado e propósito em nossa jornada neste mundo.
BH
Excelente texto Yochonan.
ResponderExcluirParabéns pelo texto Yochanan!
ResponderExcluir