Escatologia: a mística do engano

 



Para o estudo dos últimos dias da humanidade com a vinda do Mashiach e os acontecimentos desse período, e os prévios, expressão hebraica traduzida como "últimos dias" é "acharit hayamim" (אַחֲרִית הַיָּמִים) ou "etzem hayamim" (עֵצֶם הַיָּמִים).

"Etzem hayamim" (עֵצֶם הַיָּמִים)

Esta expressão traduzida como "no tempo dos dias" ou "no tempo determinado" em hebraico. Ela aparece no livro profético de Daniel. A referência específica está em Daniel 8:19, onde o anjo Gabriel está explicando a visão de Daniel sobre o carneiro e o bode. O versículo diz:

"Ele disse: 'Eis que te farei saber o que há de acontecer no derradeiro tempo da ira, porque isso pertence ao tempo determinado do fim.'"

Neste contexto, "etzem hayamim" é usado para se referir a um período específico no futuro, determinado por Deus.

 

"Acharit hayamim" (אַחֲרִית הַיָּמִים)

Esta expressão significa "os últimos dias" em hebraico. Essa expressão é mencionada em vários livros proféticos, além de Isaías e Daniel:

Jeremias 23:20 - "Nos últimos dias, vocês entenderão plenamente."

Ezequiel 38:16 - "Nos últimos dias, trarei você contra a minha terra."

Oséias 3:5 - "Depois, os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e a Davi, o seu rei. Nos últimos dias, tremendo, eles correrão para o Senhor e para a sua bondade."

Miquéias 4:1 - "Mas nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e os povos correrão para ele."

Assim, acharit hayamim é a mais usual para se referir ao estudo dos últimos dias ou acharit hayamim.

 

Esses termos se referem a um período futuro de grande importância e transformação, que é frequentemente associado à vinda do Messias e à redenção final.

Essas expressões fazem referência a um período futuro de grande importância e transformação para a humanidade, com importante turbulência nos valores éticos.  Nesse tempo, o afastamento da Torá será programado e firme, verdadeiramente, negando a eficácia e regência do Código de Vida e Liberdade (Torá), que Ele deu para a humanidade, pelas mãos do seu povo, a quem cabe a sua interpretação.

 

Na tradição judaica, os "últimos dias" está associada à vinda do Messias, à ressurreição dos mortos e à era messiânica, quando a justiça e a paz serão condicionais no mundo.

Por outro lado, o termo "escatologia" é uma expressão da teologia cristã que se refere ao estudo dos eventos finais da história e da humanidade como conhecemos hoje. No judaísmo, não há um termo específico equivalente para "escatologia". Em vez disso, os temas relacionados aos eventos finais da história e à era messiânica são envolvidos em várias passagens do Talmud, como mencionamos anteriormente.

Os tratados de Sanhedrin, Sotah e Avodah Zarah discutem questões relacionadas à vinda do Messias, à ressurreição dos mortos, ao julgamento final e à era messiânica. Esses tratados fornecem visões e interpretações rabínicas sobre esses temas, lembrando que, o Talmud é uma compilação de discussões rabínicas e não é considerado um texto profético.

Portanto, embora o Talmud aborde temas semelhantes à escatologia cristã, é importante considerar que a abordagem e as interpretações podem diferir entre os rabinos, sem suas diferentes matizes e perspectivas, principalmente interpretação da teologia cristã é um sistema fechado com pressupostos e fundamentos completamente contrários à filosofia judaica, que é sistema aberto, e também divergem da estrutura lógica Torá.

O Talmud não possui uma classificação sistemática e específica para o estudo dos últimos dias, mas aborda essestemas, com alguma concentração.

Não me aventuro a tecer maiores explicações à que já é de pacífico conhecimento público, a saber, que este tema dos últimos dia são discutidos principalmente nos tratados de Sanhedrin, Sotah e Avodah Zarah, sendo que:

No tratado do Sinédrio, por exemplo, são discutidos assuntos como a vinda do Messias, a ressurreição dos mortos e o julgamento final.

No tratado de Sotah aborda questões relacionadas à purificação do povo judeu antes da era messiânica; e

No tratado de Avodah Zarah trata das implicações éticas e religiosas do mundo gentio na era messiânica.

Só de descobrir esta classificação temática já foi uma economia de tempo organização no esquema mental, para conectar os temas e estudar.

Com cuidado pode-se estudar estes assuntos no https://www.sefaria.org/texts. Digo com cuidado porque a recomendação é que se estude com um rabino para que, por desconhecimento da filosofia judaica, acabe por tirar conclusões equivocadas.

Vale ressaltar que o Talmud é uma compilação rabínica de debates da filosofia judaica e não é considerado um texto profético. Portanto, no Talmud pode se encontrar interpretações e perspectivas sobre os últimos dias de diferentes estudiosos e correntes do judaísmo

O estudo desses temas é considerado importante no judaísmo, pois nos permite compreender os fenômenos sociais, culturais e espirituais que estarão presentes nos últimos dias, que estamos vivendo hoje.

 

Temos que ter honestidade intelectual e conhecimento na Tanach, com apoio na Torá oral e cultura judaica para compreendermos, nos prepararmos e ajudarmos outras pessoas para esse futuro redentor.

Assim, o estudo desses temas é de real importância no judaísmo, pois nos permite compreender e nos preparar para o futuro redentor.

Que tenhamos a benção e mérito para compreendermos esses últimos dias (que é agora) para obtermos corações sábios e sejamos recipientes e canal de bençãos.

 

BH


Comentários

Postagens mais visitadas