"Deus dos deuses": mito ou verdade


A palavra  אלוהים 'Elohim' em hebraico frequentemente é usado para se referir a D'us nas traduções em todas as línguas. Porém, sua etimologia, obviamente no hebraico, é muito interessante, veja:

Uma teoria sugere que "Elohim" é um plural da palavra Eloah tendo significação D´'us ou a única deidade. Por outro lado, outra teoria diz que Elohim deriva da raiz hebraica אל 'El', que significa 'poder' ou 'força'. Assim, "Elohim" seria o plural de 'El', uma força intensificada de poder divino. Essa interpretação é reforçada pelo fato da expressão 'Elohim' ser usado na criação do mundo: No princípio, D'us (Elohim) criou os céus e a terra. Bereshit 1:1. Outra teoria sugere que "Elohim" pode ter origem em uma palavra acadiana, 'ilum', que também significa "deus". Como o hebraico compartilha algumas semelhanças linguísticas com o acadiano, é possível que 'ilum' possa ter influenciado a palavra Elohim. Bem, estas são as teorias.

Deus dos deuses, não é uma contradição?

Independentemente de sua etimologia exata, é certo que quando o conceito de "Elohim" na Bíblia é usado para se referir a Deus, será com a ideia de Ser Supremo, o Criador e o Governante do Universo. Assim, é  um termo que enfatiza o poder e a majestade divina.

É importante reforçar que na categoria 'divindade' ou de um ser que tem natureza de deus, só á um, YHWH, portanto,  como o judaísmo é uma religião monoteísta, o que significa que se acredita em um único D'us supremo. Todos os dias, todo judeu proclama: "Ouve, Israel, o YHWH nosso D'us, YHWH é um" Devarim 6:4.  

No primeiro dos Dez Mandamentos, Hashem se apresenta dizendo 'Eu YHWH sou teu D'us, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros elohim (poderes, forças) diante de mim'. Essa proibição explícita de prestar serviço de adoração reverência a outras entidades/poderes ou forças, reforça a crença na unicidade de Hashem (Shemot 20:2-3). Por fim, em Devarinm 4:35, diz: 'A ti te foi mostrado, para que soubesses que o YHWH é D’us; nenhum outro há senão ele'.

O Talmud também confirma esse entendimento que não existe na categoria divindade, outro qualquer que seja. Nada existe fora de Hashem. 

No tratado de Sanhedrin 63b, está escrito:

Rabbi Yochanan disse: Qualquer um que diz que há outro deus além de Hashem é como se negasse a existência de Hashem". 

Portanto, de acordo com a Torá e o Talmud, Hashem é o único Deus verdadeiro e não há outros deuses além Dele.


Como fica então Devarim 10;17: Vosso Deus , é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores?  

Este verso, como muitos outros que se lê deuses, nas traduções, a palavra, em hebraico, é Elohim. 

Com base no que acima foi dito, a palavra Elohim deve ser usada para D'us quando o contexto faz referência a natureza divina. Quando quer se referir às ilusões de forças do mal, entidades, poderes espirituais deve-se utilizar estas expressões, e se for para homens com um mandato ou representação do de Hashem, a palavra é autoridade ou poder.  Como Moshé diante do Faraó, ele era a Autoridade ou o Poder de D'us perante o faraó.

Neste exemplo, Hashem diz a Moisés: Eis que te tenho posto por Elohim sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. Shemot(Êxodo) 7.1 

Na maioria das traduções está: "Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó...". Neste contexto, a palavra "Elohim" é usada para descrever a posição e autoridade que Moisés teria diante de Faraó. Ao designar Moisés como "Elohim" para Faraó, Deus estava conferindo a ele uma autoridade especial, como se ele tivesse uma procuração para agir no nome de Hashem e realizar os sinais e maravilhas que seria feito no Egito. Essa designação, portanto, não significa que Moisés se tornaria Deus, mas sim que ele seria o representante de Deus perante Faraó, com poderes e autoridade divinos para cumprir a missão que lhe foi confiada.

Se a palavra Elohim é traduzida como Deus e deuses, gera toda confusão e teologias, como  se pudessem existir deuses, como por exemplo, três deuses: a trindade. Ou ainda, que pudessem existir deuses que rivalizassem com Hashem. 

O texto acima de Devarim, não traz a mensagem de D'us dos deuses, mas:

 "Pois o YHWH יְהוָה, vosso Elohim אֱלֹהִים, é a D'us sobre autoridades/poderes e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível".

Por outro lado, YHWH, representa o nome pessoal de D'us na tradição judaica. Esse nome é considerado tão sagrado que é evitado pronunciar em sua forma original. Em vez disso, é comumente substituído por "Adonai" ou "Hashem" ao ler ou falar sobre D'us.

Portanto, embora Elohim seja usado para se referir a Deus em um sentido mais amplo, YHWH é o nome específico que representa o D'us único e verdadeiro do judaísmo. 

BH.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas