Qual o limite do erro?
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção, quando cumprirdes os mandamentos de Hashem vosso D:us, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos de Hashem vosso D'us, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno. Deuteronômio 11:26-28
Caret é uma punição espiritual mencionada na Torá que é aplicada a certas transgressões à Torá que Hashem as identifica como graves. A palavra כָּרַת "caret" (do hebraico), significa "corte" ou "eliminação". É um termo forte! Algo que gera eliminação é gravíssimo!
No tratado de Keritot, Talmud, os sábios discutem a natureza exata da punição de caret. Assim, alguns argumentam que a punição de caret envolve a morte fisica prematura, enquanto outros acreditam que tratar-se da morte espiritual, separação da alma de D'us. Todos os debatedores possuem profundo conhecimento da Torá.
Eles também discutem as condições necessárias para que a punição de caret seja aplicada, como por exemplo, que a transgressão seja cometidola intencional e conscientemente, e cuja transgressão a HaShem diga que a punição seja caret. E por fim, debatem se a punição de caret é aplicada apenas aos judeus ou também aos não-judeus.
De acordo com a Torá, existem 36 transgressões que Hashem informa que são punidos com a pena de caret, quais sejam:
Não ser circuncidado (Gênesis 17.14)
Comer alimentos fermentados durante o Pessach (Êxodo 12.19)
Comer carne de sacrifício, estando em um estado de impureza ritual (tumah) (Levítico 7.20–21)
Comer gordura não-kosher (Levítico 7.25)
Não pôr os animais abatidos para o sacrifício para o tabernáculo (Levítico 17.1–19)
Comer sangue (Levítico 17.10–12, 14)
Abominação sexual (Levítico 18.29)
Relações sexuais incestuosas (parentes próximos, como pais, filhos, irmãos, irmãs, tios, tias, sobrinhos e sobrinhas)
Relações sexuais com uma mulher menstruada ou mulher casada.
Prática da homossexualidade
Oferecer sacrifícios a outros deuses (Êxodo 22.20)
Queimar incenso (oferendas) a outros deuses (Êxodo 22.20)
Praticar adivinhação (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar a magia (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar necromancia (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar feitiçaria (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar encantamentos (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar astrologia (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar feitiçaria (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar encantos (Deuteronômio 18.10–14)
Praticar necromancia (Deuteronômio 18.10–14)
Blasfemar o nome de D'us (Levítico 29:23)
Amaldiçoar os pais (Êxodo 21.17)
Quebrar um juramento feito a D'us (Números 30.3) No tratado de Shevuot 26a, interpreta essa passagem como punição de caret.
Trabalho no Shabat (Êxodo 31.14) está escrito: "Guardem o sábado, pois é santo para vocês. Aquele que o profanar certamente será morto (caret)."
Essas são as transgressões que Hashem atribui pena de caret.
De acordo com o Talmud, a pena de caret é aplicada diretamente por Deus. Não é necessária a intervenção de um tribunal judaico para que essa justiça seja realizada. O Talmud afirma que, se uma pessoa transgredir qualquer um desses erros punidos com caret, ela está sujeita a essa penalidade e apena ela e D'us sabem.
No entanto, nossos sábios dizem que a aplicação da pena de caret não ocorre de forma imediata e visível. Hashem é longânimo e justo.
O Talmud também ensina que uma pena de caret pode ser evitada se uma pessoa se arrepender sinceramente e buscar uma expiação por meio do arrependimento, da confissão das suas transgressões e passando a viver sua vida de maneira aprovada para Hashem, demonstrando seu arrependimento, não voltando a transgredir daquela forma.
Por esses motivos devemos viver conforme as Instruções (Torá) de Hashem, no cumprimento dos princípios e no respeito sincero, buscando sempre a misericórdia e o perdão de D'us.
As penas de caret no período do segundo templo, eram aplicadas pelo 'Sanhedrin', tribunal composto por 71 juízes, e eles eram os responsáveis por julgar as transgressões e aplicar as penas. Hoje, a aplicação dessas penas não é feita, pois não temos o Sanhedrin em funcionamento.
Fica o alerta: "Os sacrifícios que agradam a D'us são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó D'us não desprezaras." Salmo 51.17
Um povo Dús disse ao seu povo que, após ele se estabelecerem na terra que Ele deu para Israel, disse: "então apagarás a memoria de Amaleque de debaixo do céu" Dt. 25.19, isso quer dizer deveria exterminar (caret) todos os amalequitas. Contudo, Rav Meir, um extraordinário comentarista da Torá era um converso, descendente de Amaleque, o que demonstra que a teshuvá (retorno a D'us) é eficaz quando se tem "um coração quebrantado e contrito", D'us não despreza.
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