A missão que Hashem deu a Moshé, no arbusto (verde) em
chamas, que não se queimava era para: libertar o Seu povo da escravidão do
Egito; trazê-los para a o monte Sinai (na Arábia); depois, levá-los para à
Terra Prometida; e para que fosse Hashem conhecido por todos e principalmente,
pelo faraó.
D'us deu a Moshé todas as informações, palavras, meios e
poder suasórios para convencer ao povo de Israel (de sua missão) e ao faraó
(para a libertação).
Moshé inicialmente se
sentiu incapaz e inseguro mas, usou do seu livre arbítrio para decidir, e assumiu
essa missão. Assim, ele partiu para o Egito e em seguida D'us mandou um malach
para matá-lo:
24 Ora, ele estava a caminho, numa estalagem, quando o
Senhor o encontrou e procurou matá-lo.
כד וַיְהִ֥י בַדֶּ֖רֶךְ בַּמָּל֑וֹן
וַיִּפְגְּשֵׁ֣הוּ יְהֹוָ֔ה וַ יְבַקֵּ֖שׁ הֲמִיתֽוֹ:
25 Então Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de
seu filho e o lançou aos pés dele, e disse: “Pois você é um noivo de sangue
para mim”. כה וַתִּקַּ֨ח צִפֹּרָ֜ה צֹ֗ר וַתִּכְרֹת֙
אֶת־עָרְלַ֣ת בְּנָ֔הּ וַתַּגַּ֖ע לְרַגְלָ֑יו וַתֹּ֕אמֶר כִּ֧י חֲתַן־דָּמִ֛ים אַתָּ֖
É inegável que a vida de Moshé só foi poupada porque a sua
esposa fez a circuncisão do filho que tinham em comum!!
Hashem é misericordioso e Moisés sabia que era obrigação
dele, como cabeça da família circuncidar seu filho no oitavo dia! Ele exercitou
o livre arbítrio para descumprir a sua obrigação de fazer a circuncisão de seu
filho. Contudo, Tziporá, sabendo dessa mitzvá (mandamento) que gera da parte de
D'us a punição de morte (caret), rapidamente circuncidou seu filho e apresentou
à seu esposo, livrando da primeira morte que foi evitada.
Mas, por que Hashem mandou em malach (mensageiro) para
matá-lo, quando o filho dele não havia sido circuncidado? O pai poderá morrer,
ser cortado do povo de Hashem?
Sim, veja a Torá:
E o homem incircunciso, que não circuncidar a carne do seu
prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; ele quebrou a Minha
aliança." יד וְעָרֵ֣ל | זָכָ֗ר אֲשֶׁ֤ר לֹֽא־יִמּוֹל֙
אֶת־בְּשַׂ֣ר עָרְלָת֔וֹ וְנִכְרְתָ֛ ה הַנֶּ֥פֶשׁ הַהִ֖וא מֵֽעַמֶּ֑יהָ אֶת־בְּרִיתִ֖י
הֵפַֽר:
Em Bereshit 17:14, a expressão "será cortado" (caret)
é uma linguagem figurativa que indica a seriedade para o ato e a
severidade para a negligência da mitzvá(mandamento). Caret (cortado) pode
envolver a separação espiritual da comunidade judaica (deixa de ser povo),
morte espiritual (não ter parte no mundo vindouro) ou morte, como na passagem
de Moshé e Tziporá (Sanhedrim 101a).
Mas se você não faz parte do povo de D'us, tranquilo, esta
mitzvá da circuncisão não é para você, nem a corresponsabilidade da esposa, não
se aplica ao seu caso.
Todo homem judeu (de sangue ou convertido) deve ser
circuncidado e circuncidar seu filho no oitavo dia de vida. Essa é uma
obrigação que recai sobre os pais, especificamente sobre o pai, de garantir que
seu filho seja circuncidado dentro do prazo previsto. É um sinal físico da
identidade judaica e uma expressão do compromisso com a observância aos
mandamentos.
Se os pais não cumprirem com essa obrigação o homem judeu
poderá fazer a brit milá (circuncisão) em seu próprio bar mitzvá, porém, isso
não exime os pais de sua responsabilidade de cumprir o mandamento no oitavo dia
de vida, conforme, estabelecido por Hashem.
LIVRE ARBITRIO DE MOSHÉ
Moshé sabia o que deveria fazer, tinha consciência da
consequencia de seu ato, e com livre arbítrio, não fez a brit de seu filho. Ele
aceitou a missão de D'us, mas foi negligente em circuncidar seu filho. Esse ato
de rebelião contra D'us, quase lhe custou a vida, se não fosse a sua esposa,
que o salvou. Hashém sempre está pronto a perdoar, mesmo que haja um sentença
proferida, mas se a pessoa pratica a verdade (Torá) ela é salva, no caso, Moshé
e Tziporá, pelo instituto do casamento, uma só carne, resgatou Moshé da morte.
No caso do Faraó, ele tinha o livre arbítrio para deixar os
israelitas partirem. No entanto, ele escolheu ser renitente e negar o pedido de
Hashem. Como resultado, Hashem suportou seu coração e o puniu com as dez
pragas.
O Faraó teve várias oportunidades de reconhecer a
existência, autoridade e poder do D'us de Israel e libertar o povo judeu. Ele
experienciou na carne cada uma com intensidade e protagonismo direto. Não
dependia de intérpretes ou 'iluminados' para dizer o que estava acontecendo.
Havia uma ordem direta: libertar Israel, "meu filho, meu
primogênito", e havia uma sentença para a desobediência: "matarei teu
filho, teu primogênito" Bereshit 4.23
No entanto, o faraó, em pleno exercício de sua liberdade
(livre arbítrio) foi renitente e escolheu desobedecer e resistir à vontade de
Deus. O livre arbítrio é um presente de Hashem para a humanidade, permitindo a
cada pessoa tomar decisões entre dois caminhos: seguir a instrução da Torá ou
seguir a experiência das filosofias e valores humanos. Reforçando, o Faraó,
teve a liberdade de escolher obedecer a Deus e libertar o povo judeu ou
resistir e manter o povo em escravidão.
LIVRE ARBITRIO DE FARAÓ
Ele escolheu a escuridão dos seus pensamentos, passando a
linha da tolerância, e Hashem o segou para as últimas maravilhas (manifestação
sobrenatural de juízo), porque havia passado o seu limite:
As maravilhas que D'us realizou e que o faraó usou de seu
livre arbítrio para decidir por não libertar o povo:
1 Transformar água em sangue; 2 Rãs; 3 Piolhos; 4 Moscas; 5
Peste no gado
Estas as que Hashem endureceu o coração para não libertar o povo:
1 Úlceras; 2 Chuva de pedras; 3 Gafanhotos;4 Escuridão; 5
Morte dos primogênitos
Faraó, ele tinha o livre arbítrio para deixar o povo judeu
sair do Egito. No entanto, ele escolheu endurecer o coração. Isso o levou a
sofrer as consequências das suas decisões..
Muita coisa se poderia reflexionar destes fatos, mas
restringirei ao fundamental: ter humildade de reconhecer que não somos nada e
que quando ouvimos a voz de D'us (segundo a Torá) devemos seguir suas
instruções. A 'sorte' de Moshé é que sua esposa o salvou, mas e se fosse um
casamento misto, em que um serve a Hasshem e o outro segue a experiência
humana?
O juízo de Deus é a Sua justiça e retidão. Deus é justo e
correto em todas as Suas ações. Ele sempre recompensa o bem e pune o mal.
BH
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