Moshé aceita a missão de libertar e D'us manda um anjo para matá-lo!!

 


A missão que Hashem deu a Moshé, no arbusto (verde) em chamas, que não se queimava era para: libertar o Seu povo da escravidão do Egito; trazê-los para a o monte Sinai (na Arábia); depois, levá-los para à Terra Prometida; e para que fosse Hashem conhecido por todos e principalmente, pelo faraó.

 

D'us deu a Moshé todas as informações, palavras, meios e poder suasórios para convencer ao povo de Israel (de sua missão) e ao faraó (para a libertação).

 

 Moshé inicialmente se sentiu incapaz e inseguro mas, usou do seu livre arbítrio para decidir, e assumiu essa missão. Assim, ele partiu para o Egito e em seguida D'us mandou um malach para matá-lo:

 

24 Ora, ele estava a caminho, numa estalagem, quando o Senhor o encontrou e procurou matá-lo.                        כד וַיְהִ֥י בַדֶּ֖רֶךְ בַּמָּל֑וֹן וַיִּפְגְּשֵׁ֣הוּ יְהֹוָ֔ה וַ יְבַקֵּ֖שׁ הֲמִיתֽוֹ:

25 Então Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e o lançou aos pés dele, e disse: “Pois você é um noivo de sangue para mim”.                              כה וַתִּקַּ֨ח צִפֹּרָ֜ה צֹ֗ר וַתִּכְרֹת֙ אֶת־עָרְלַ֣ת בְּנָ֔הּ וַתַּגַּ֖ע לְרַגְלָ֑יו וַתֹּ֕אמֶר כִּ֧י חֲתַן־דָּמִ֛ים אַתָּ֖

É inegável que a vida de Moshé só foi poupada porque a sua esposa fez a circuncisão do filho que tinham em comum!!

 Hashem é misericordioso e Moisés sabia que era obrigação dele, como cabeça da família circuncidar seu filho no oitavo dia! Ele exercitou o livre arbítrio para descumprir a sua obrigação de fazer a circuncisão de seu filho. Contudo, Tziporá, sabendo dessa mitzvá (mandamento) que gera da parte de D'us a punição de morte (caret), rapidamente circuncidou seu filho e apresentou à seu esposo, livrando da primeira morte que foi evitada.

 Mas, por que Hashem mandou em malach (mensageiro) para matá-lo, quando o filho dele não havia sido circuncidado? O pai poderá morrer, ser cortado do povo de Hashem?

 Sim, veja a Torá:

  

E o homem incircunciso, que não circuncidar a carne do seu prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; ele quebrou a Minha aliança."                         יד וְעָרֵ֣ל | זָכָ֗ר אֲשֶׁ֤ר לֹֽא־יִמּוֹל֙ אֶת־בְּשַׂ֣ר עָרְלָת֔וֹ וְנִכְרְתָ֛ ה הַנֶּ֥פֶשׁ הַהִ֖וא מֵֽעַמֶּ֑יהָ אֶת־בְּרִיתִ֖י הֵפַֽר:

Em Bereshit 17:14, a expressão "será cortado"  (caret)  é uma linguagem figurativa que indica a seriedade para o ato e a severidade para a negligência da mitzvá(mandamento). Caret (cortado) pode envolver a separação espiritual da comunidade judaica (deixa de ser povo), morte espiritual (não ter parte no mundo vindouro) ou morte, como na passagem de Moshé e Tziporá (Sanhedrim 101a).

 Mas se você não faz parte do povo de D'us, tranquilo, esta mitzvá da circuncisão não é para você, nem a corresponsabilidade da esposa, não se aplica ao seu caso.

 Todo homem judeu (de sangue ou convertido) deve ser circuncidado e circuncidar seu filho no oitavo dia de vida. Essa é uma obrigação que recai sobre os pais, especificamente sobre o pai, de garantir que seu filho seja circuncidado dentro do prazo previsto. É um sinal físico da identidade judaica e uma expressão do compromisso com a observância aos mandamentos.

 Se os pais não cumprirem com essa obrigação o homem judeu poderá fazer a brit milá (circuncisão) em seu próprio bar mitzvá, porém, isso não exime os pais de sua responsabilidade de cumprir o mandamento no oitavo dia de vida, conforme, estabelecido por Hashem.

 LIVRE ARBITRIO DE MOSHÉ

 Moshé sabia o que deveria fazer, tinha consciência da consequencia de seu ato, e com livre arbítrio, não fez a brit de seu filho. Ele aceitou a missão de D'us, mas foi negligente em circuncidar seu filho. Esse ato de rebelião contra D'us, quase lhe custou a vida, se não fosse a sua esposa, que o salvou. Hashém sempre está pronto a perdoar, mesmo que haja um sentença proferida, mas se a pessoa pratica a verdade (Torá) ela é salva, no caso, Moshé e Tziporá, pelo instituto do casamento, uma só carne, resgatou Moshé da morte.

 No caso do Faraó, ele tinha o livre arbítrio para deixar os israelitas partirem. No entanto, ele escolheu ser renitente e negar o pedido de Hashem. Como resultado, Hashem suportou seu coração e o puniu com as dez pragas.

 O Faraó teve várias oportunidades de reconhecer a existência, autoridade e poder do D'us de Israel e libertar o povo judeu. Ele experienciou na carne cada uma com intensidade e protagonismo direto. Não dependia de intérpretes ou 'iluminados' para dizer o que estava acontecendo. Havia uma ordem direta: libertar Israel, "meu filho, meu primogênito", e havia uma sentença para a desobediência: "matarei teu filho, teu primogênito" Bereshit 4.23

 No entanto, o faraó, em pleno exercício de sua liberdade (livre arbítrio) foi renitente e escolheu desobedecer e resistir à vontade de Deus. O livre arbítrio é um presente de Hashem para a humanidade, permitindo a cada pessoa tomar decisões entre dois caminhos: seguir a instrução da Torá ou seguir a experiência das filosofias e valores humanos. Reforçando, o Faraó, teve a liberdade de escolher obedecer a Deus e libertar o povo judeu ou resistir e manter o povo em escravidão.

 LIVRE ARBITRIO DE FARAÓ

 Ele escolheu a escuridão dos seus pensamentos, passando a linha da tolerância, e Hashem o segou para as últimas maravilhas (manifestação sobrenatural de juízo), porque havia passado o seu limite:

 As maravilhas que D'us realizou e que o faraó usou de seu livre arbítrio para decidir por não libertar o povo:

 1 Transformar água em sangue; 2 Rãs; 3 Piolhos; 4 Moscas; 5 Peste no gado

 Estas as que Hashem endureceu o coração para  não libertar o povo:

 1 Úlceras; 2 Chuva de pedras; 3 Gafanhotos;4 Escuridão; 5 Morte dos primogênitos

 Faraó, ele tinha o livre arbítrio para deixar o povo judeu sair do Egito. No entanto, ele escolheu endurecer o coração. Isso o levou a sofrer as consequências das suas decisões..

 Muita coisa se poderia reflexionar destes fatos, mas restringirei ao fundamental: ter humildade de reconhecer que não somos nada e que quando ouvimos a voz de D'us (segundo a Torá) devemos seguir suas instruções. A 'sorte' de Moshé é que sua esposa o salvou, mas e se fosse um casamento misto, em que um serve a Hasshem e o outro segue a experiência humana?

 O juízo de Deus é a Sua justiça e retidão. Deus é justo e correto em todas as Suas ações. Ele sempre recompensa o bem e pune o mal.

 BH

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