Gematria: ferramenta para profundar nas camadas de significados da Torá



Gematria é um método de interpretação numérica das palavras e frases da Torá, onde cada letra hebraica possui um valor numérico correspondente. Acredita-se que esses valores numéricos podem revelar significados ocultos e conexões entre diferentes palavras, conceitos e contextos. 

Num exemplo bem rápido, em hebraico o alfabeto e de letras mas também ele são os números em hebraico, como por exemplo as 3 primeiras letras do alfabeto: Alef, bet, gimel. Estas 3 letras também são números: 1, 2 e 3.

 Quando se aplica aos textos bíblicos, você ganha mais profundidade no texto. Veja como é impressionante as conexões:

A letra shim ש que está na mezuza, e que envolve a cidade de Jerusalém (como se o terreno do entorno fosse escavado uma gigantesca letra shim, está letra representa o número 300, que  número equivalente ao valor numérico da palavra Ruach Elohim (Espírito de HaShem):

Mezuza que se coloca no umbral.

Veja agora qe Yerushalaim está numa gicantesca Shin, e a mão do kohen, também busca fazer essa letra:



Tem muita outras gematrias interessantes como "um" e "amor". Ouve ó Israel, o Eterno vosso Deus é um. D'us é amor.

Existem diferentes sistemas de gematria, cada um com suas próprias regras e cálculos:

Gematria Mispar Hechrachi: Também conhecida como "gematria ordinal", é um sistema em que cada letra do alfabeto hebraico é atribuída a um valor numérico correspondente à sua posição no alfabeto. Por exemplo, a primeira letra, Alef, tem o valor de 1, a segunda letra, Bet, tem o valor de 2, e assim por diante.

Gematria Mispar Gadol: Também conhecida como "gematria completa", é um sistema em que cada letra do alfabeto numérico é atribuída a um valor numérico específico. Neste sistema, as letras finais do alfabeto também têm valores numéricos atribuídos a elas. Por exemplo, Alef tem o valor de 1, Bet tem o valor de 2, e assim por diante, até a letra Tav, que tem o valor de 400.

Gematria Mispar Siduri: Também conhecido como "gematria reduzida", é um sistema em que os valores numéricos das letras são reduzidos a um único dígito, somando os algarismos do valor numérico até que reste apenas um dígito. Por exemplo, a letra Alef, com valor 1, permanece como 1, enquanto a letra Bet, com valor 2, é diminutiva a 2 (2 + 0 = 2).

Gematria Mispar Katan Também conhecido como "gematria pequena", é um sistema em que os valores numéricos das letras são limitados a um único dígito, somando os algarismos do valor numérico até que reste apenas um dígito. No entanto, ao contrário da Gematria Mispar Siduri, neste sistema, as letras finais do alfabeto também são reduzidas a um único dígito. Por exemplo, a letra Alef, com valor 1, permanece como 1, enquanto a letra Bet, com valor 2, é diminutiva a 2 (2 + 0 = 2), e a letra Tav, com valor 400, é diminuta a 4 (4 + 0 + 0 = 4).

Gematria Mispar Perati: Também conhecida como "gematria individual", é um sistema em que cada letra do alfabeto numérico é atribuída a um valor numérico específico, mas as letras finais do alfabeto não têm valores numéricos atribuídos a elas. Neste sistema, as letras são somadas para obter o valor numérico de uma palavra ou frase.

Para facilitar seu aprofundamento e estudo, neste site trás todas estas gematrias de cada palavra. Nepe Brasil Acessetuse e elevar-se!

Devo ressaltar que a Gematria é apenas uma das muitas abordagens utilizadas pelos estudos judaicos da Sagrada Escritura e aí funciona em hebaico que é uma língua kadosh (separada com santidade), para que o estudante possa explorar as profundezas e as camadas dos significados das palavras contidas nas Sagradas Escrituras.

BH

Comentários

Postagens mais visitadas