Fazer tefilot (orações) em igrejas, mesquita ou outras fés?
De acordo com o Talmud, a tefilá (oração) é uma prática essencial na vida de um judeu. A Torá nos ensina que devemos orar a D'us em todos os momentos e em todos os lugares. No entanto, existem algumas considerações importantes a serem feitas em relação aos diferentes locais de oração.
A sinagoga é considerada o local ideal para a oração, pois é um espaço dedicado à avodá Hashem (serviço a D’us). Nesse lugar se reúnem para estudar a Torá, recitar bençãos (brachot), com minian ou não, comemorar as Festas de D’us, enfim, conectar-se com D'us.
No entanto, a oração também pode ser realizada em casa. A Torá nos ensina que cada indivíduo tem a responsabilidade de ser um misbeach (local propício de conexão a Ele) em seu próprio coração, onde Hashem possa habitar. Portanto, todas as pessoas oram em suas casas, e na sinagoga e nos lugares de sua programação, e, quando a pessoa não tem acesso a uma sinagoga, sua casa é a sua kehilá (comunidade).
O Rabino Moshé Maimônides em seu livro Sefer ha-Mitzvot, afirma que um judeu pode rezar em uma mesquita, mas não pode rezar em um templo cristão. A razão que ele apresenta é mecânica: os muçulmanos e os judeus acreditam em um único Deus, enquanto os cristãos acreditam em três deuses em um só Deus. Ele argumenta que, como judeus e muçulmanos acreditam no mesmo Deus, é permitido para um judeu rezar em uma mesquita.
Portanto, como os cristãos acreditam em três pessoas em um só Deus, Maimônides argumenta que é proibido para um judeu rezar em um templo cristão.
Veja a opinião de Maimônides, em Sefer ha-Mitzvot, Hilchot Yesodei Ha-Torah, Mitzvah 12:
Se um judeu está em um país estrangeiro e não há sinagoga, ele pode rezar em uma mesquita. Isso ocorre porque os muçulmanos acreditam em um único Deus, o que é similar à crença judaica.
No entanto, ele não pode rezar em um templo cristão. Isso ocorre porque os cristãos acreditam em três pessoas em um só Deus, o que é contrário à fé judaica.
Além disso, rezar em um templo cristão pode levar à apostasia. Se um judeu começa a rezar em um templo cristão, ele pode começar a acreditar na doutrina cristã, o que seria uma violação da fé judaica.
Sem entrar em pormenores sobre a opinião de Maimônides, cabe esclarecer que essa postura é compartilhada por muitos judeus ortodoxos, veja que disse muitos e não todos.
Quando estive em Portugal em uma comunidade, então mazortí, que era muito pequena, uma de suas lideranças estimulava o seu grupo, em alguns dias de memória, como “Yom Hashoah” (dia da lembrança do holocausto), ao passar por uma igreja católica, acender uma vela. A mim causava espécie essa prática, pois é um ambiente completamente impuro para qualquer pensamento dessa natureza, contudo, parecia ser uma prática comezinha dessa comunidade.
Os judeus reformistas e a maioria dos conservadores acredita que é permitido para um judeu rezar em qualquer lugar de culto, independentemente da religião.
A linha editorial de Judaísmo no Foco entende a característica de personalidade e caráter com que Deus se apresenta no judaísmo é diferente da personalidade e caráter com que Alah do islanlmismo o Deus cristão se apresentam. Não parece ser a mesma "pessoa".
Assim, à guisa de conclusão, entende-se que todos os lugares estão aptos para fazer nossas tefilot (orações) individuais ou em grupo, exceto nos lugares impuros como banheiro; nos espaços dedicados a templo cristão, islâmico e de outras fés que não seguem ao Único e Verdadeiro D’us.
BH!!
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