Três ciclos proféticos de vida de Yaacov, e o Mashiach
Os três ciclos proféticos de vida de Yaacov, e o Mashiach
Na porção VAYESHEV (Bereshit 37 (Gênesis), não há como escapar do primeiro verso: “Habitou Yaacov na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã”.
A porção começa dizendo que após o exílio de 20 anos de Yaacov em Harã (margem oriental do rio Eufrates), terra do seu sogro, ele retornou. E, após reconciliar com seu irmão Essav e sepultar seu pai, 'acentou', ele colocou em prática o que Hashem havia prometido. Em outras palavras, Yaacov decidiu experienciar, obedecer a todas e cada uma das palavras (promessas) que Hashem havia feito para seu avô e seu pai.
Assim, assumiu o legado de Isaac, que foi transmitido por Avraham, que fez o pacto (brit) com Hashem.
Portanto, o primeiro verso “habitou Yaacov” informa que além de assumir o legado de começar uma grande nação, deu início ao cumprimento da promessa de Deus de criar um povo separado, um reino de pessoas que aproximariam outras famílias da terra, de Hashem, a saber um reino de ‘sacerdotes’.
Tendo Yaacov 12 filhos, começa a história do povo de Israel e profeticamente da redenção, sua e para a humanidade.
No verso 2 diz: “Estas são as gerações de Yaacov, tendo Yosef (...)” e segue contando a história de Yosef sendo vendido como escravo até ser vice-rei do Egito. A pergunta fatal para este verso é a óbvia: se vai falar sobre a descendência ou história de Yaacov, porque só fala de Yosef?
Para responder este ponto, vamos retroceder um pouco.
No Talmud diz que Yosef deveria ter o status de primogênito, sendo filho de Raquel, a escolhida de Yaacov, e que aprouve a Hashem, trazer a Yosef esse status, como se vê em Bava Batra 123a:13, diz:
(...) Era apropriado que a criança que recebesse o status de primogênito emergisse de Raquel, como está escrito: “Estas são as gerações de Yaacov , Yosef ” (Gênesis 37:2 ), indicando que Yosef era o principal descendente de Yaacov.
(...) Mas por causa da modéstia que Raquel possuía, o Santo, Bendito seja Ele(...). É por isso que Yaacov deu o status de primogênito a Yosef.
E para demonstrar que Yosef era aquele que levaria o legado, a missão, e que assumiria como primogênito, é sintetizado no tratado Sotah 36b:16, com esta frase: "Estas são as gerações de Yaacov, Yosef".
A vida de Yosef com a de seu Pai Yaacov se entrelaçam profundamente.
A vida de Yaacov após o nascimento de Yosef, divide-se em três ciclos de vida:
- Yaacov viveu com Yosef 17 anos, desde o nascimento, e logo ele foi vendido para o Egito.
- Yosef ficou oculto, para seu pai e seu povo, por 22 anos, até quando se reencontraram. Nesse período Yaacov estava como que de luto;
- Após a chegada de Yaacov no Egito e reencontro com Yosef, Yaacov viveu mais 17 anos e faleceu.
Seguramente existem segredos, profecias e profundidade nestes fatos, que não me atrevo a dizer nada. Contudo, arrisco a fazer algumas reflexões:
Percebe-se que Yaacov viveu feliz com seu filho com maior identidade, que depois se ocultou, e logo reapareceu, como que ressuscitado dos mortos, pois foi esta a notícia inicial sobre a vida de Yosef: "É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente Yosef foi despedaçado". Neste item podemos ver similaridades com a tradição judaica que diz que o Mashiach virá primeiro como Mashiach ben Yosef (Messias filho de José) e depois ressurgirá como Mashiach ben David (Messias filho de Davi). Essa crença é baseada em interpretações de certas passagens das escrituras judaicas, como o livro de Zacarias
O nascimento de Yosef foi um milagre, pois por 20 anos Raquel foi estéril, e por obra do Espírito do Santo, Bendito seja Ele, engravidou depois que Hashem ouviu a sua oração.
Yosef era o filho da esposa querida e escolhida por Yaacov. Sobre esta perspectiva, da eleição, da deliberação de alma de se fazer um com sua esposa, Yosef, filho de Raquel é o primogênito de Yaacov. E isto se revela quando ele faz uma veste especial (כְּתֹנֶת ketonet) túnica especial com de príncipe 2Sm 13:18) para Yosef, conferindo-lhe o status de fato (não de direito) de primogênito.
Assim, com este gesto, Yaacov profeticamente destinou Yosef como primogênito substituto de Rúben. Este fato é claramente observado pois que, nos últimos dias de Yaacov, ele substituí Yosef por seus dois filhos e os abençoa, e na divisão das terras de Israel por tribo, a de Manassés, recebeu porção dobrada (dois territórios) como cabia no direito de sucessão dessa epoca.
Portanto, quando diz no verso 2: “Estas são as gerações de Yaacov, tendo Yosef (...), faz referência que, em Yosef, haverá vida à descendência de Yaacov.
Desta forma, Yosef foi fundamental para o projeto de redenção, salvação e nascimento do povo de Israel. Yosef foi escolhido por Deus para ser um líder e um salvador para o povo judeu. Ele foi o responsável por unir as tribos de Israel e por salvá-las da fome.
E quanto às fases da vida de Yaacov, tendo Yosef por referência?
Após o nascimento de Yosef, Yaacov e sua família passaram por uma série de acontecimentos positivos e outros de angustia, tais como:
- Yosef viveu com seu pai por 17 anos, alegando seu coração.
- Yosef foi promovido ao cargo de vice-rei do Egito.
-Yaacov, tomou os dois filhos de Yosef por filhos diretos, os abençoando, e elegendo em seus nomes, a benção com que todas as tribos pelas gerações de Yaacov deveriam abençoar seus descendentes.
Ocorreram, também, acontecimentos de apreensão na vida de Yaacov:
-Morte de Raquel, no nascimento de Benjamim
- Abuso de Diná e a respectiva reação de Simão e Levi, dizimando todo um povo.
- O ciúme dos irmãos de Yosef até o venderam como escravo.
- A vida no exilio, no Egito, junto com seus filhos.
Contudo foram 17 anos felizes, como está escrito:
"Yaacov viveu dezessete anos na terra do Egito, de modo que a duração da vida de Yaacov chegou a cento e quarenta e sete anos". Bereshit Rabba 96.2
Assim, Yaacov viveu 17 anos com José, ficou sem ele por 22 anos e veliveu feliz mais 17 anos, quando faleceu.
A gematria de 17 em hebraico é "tov" (טוב), que significa "bom". O número 17 é considerado um número auspicioso e associado a coisas positivas.
Embora não haja uma interpretação talmúdica (pelo menos que eu tenha encontrado) específica desses três ciclos de anos como representando a vida, o ocultamento e o ressurgimento, como a vida do Messias, é possível encontrar significados simbólicos nesses períodos.
Outros paralelos entre Yosef e O Mashiach, pela tradição judaica:
Sofrimento e exaltação: Yosef foi vendido (desprezado) como escravo por seus próprios irmãos e passou por muitas dificuldades, incluindo ser injustamente acusado e preso. Da mesma forma, o Mashiach ben Yosef é associado a uma figura que enfrentará desprezo, sofrimentos antes de ser exaltado e cumprir seu papel na redenção. Embora aceito uma minoria ortodoxa, porém, que segue crescendo, Yeshua de Nazaré se qualifica como Mashiach neste quadro comparativo.
Unidade e reconciliação: A história de Yosef também envolve uma reconciliação entre ele e seus irmãos. Após 20 anos de separação e conflito, José perdoa seus irmãos e os reúne novamente. Isso pode ser visto como um símbolo da unidade e reconciliação que o Mashiach ben Yosef trará, reunindo o povo judeu e promovendo a harmonia entre todas as tribos. Yeshua revelou isto deforma clara quando mandou seus emissários a procurar as 'ovelhas perdidas da casa de Israel' que haviam sido dispersas 720 a.c. levando a notícia que o redentor (goel) prometido havia chegado. Está mensagem foi aceita e amplamente divulgada.
Assim, a vida de Yosef é um paralelo da vida do Mashiach e como filho de Yaacov, assumiu o legado dos patriarcas, pode ser vista como um exemplo de superação e principalmente de fidelidade, obediência e confiança na Palavra de Deus, que é fiel e firme, entendendo que o curto espaço de uma vida de 147 anos, como de Yaacov, não viu a promessa de posse sobre toda a terra da sua peregrinação, nem seus filhos numerosos como areia da praia, mas cumpriu com fidelidade o que lhe cabia, fazendo opção por obedecer a HaShem e cumprir seus mandamentos.
Por outro lado a vida de Yaacov dividida em três fazes, e o plano de redenção, com a a alegria da vinda do Mashiach, o ocultamento e depois, a felicidade da sua revelação, e a redenção de todas as coisas e então Hashem SHASHEM SERÁ RECONHECIDO REI DE TODA A TERRA, E NESTE DIA ADONAI SERÁ UM E O SEU NOME UM.
B"H
Comentários
Postar um comentário