Cumprimento cuidadoso e o princípio hidur mitzvá
O princípio do hidur mitsvá é uma ideia importante dentro do judaísmo que se refere a aprimorar e embelezar a prática das mitzvot.
A palavra "hiddur" (הִדּוּר) vem do hebraico e significa "embelezamento" ou "aprimoramento". A palavra "mitsvá" (מִצְוָה) também vem do hebraico e se refere aos mandamentos ou preceitos religiosos que são ordenados pela Torá.
Portanto, a expressão "hidur mitzvá" pode ser traduzida como "embelezamento dos mandamentos" ou "aprimoramento das mitsvot". Essa expressão é usada para descrever a prática de ir além do mínimo exigido pela Torá ou tradição e buscar a excelência na observância dos mandamentos, tornando-os mais belos e significativos. Porque assim está escrito: Deuteronômio 6:17, está escrito: "Cuidem diligentemente dos mandamentos do Senhor, seu Deus, e dos testemunhos e estatutos que Ele te entregou".
A Torá estabelece os requisitos básicos para cumprir as mitsvot (mandamentos), a Torá oral traz os detalhes para o cumprimento e o hidur mitsvá é a materialização dessa prática na buscar a excelência na observância dos preceitos.
O conceito de hidur mitzvah é baseado em várias fontes da tradição judaica. No Talmud (Shabat 133b) ensina que devemos realizar a mitzvá de acender as velas de Shabat de uma maneira que seja agradável e atraente, para que possamos desfrutar da iluminação e do ambiente festivo. Isso implica usar velas bonitas e colocá-las em um local visível.
Os objetos devem ser separados para as finalidades cerimoniais. Por exemplo, se não tem condições de comprar numa loja judaica, compre uma taça bonita para kidush, um pano bonito para o pão, dois castiçais para shabat e demais festas (use outro para a jantar a lu de vela). Assim por diante: tudo que é para ser usado para cerimônias, seja exclusivo para esta finalidade.
O princípio do hidur mitzvah também se aplica a outras áreas da vida judaica, como a construção de uma bela sucá durante uma festa de Sucot, a utilização de um belo etrog durante uma festa de Sucot, a confecção de um belo talit para a oração, entre outros exemplos.
É importante ressaltar que o hidur mitsvá não deve ser confundido com ostentação ou exibicionismo. O objetivo não é impressionar os outros, mas sim, elevar a experiência espiritual e a sua conexão com D'us fazendo o melhor para cumprir as mitzvot de maneira mais bela e significativa.
Enfim, o princípio do hidur mitsvá nos orienta a buscar a excelência na observância dos mandamentos, aprimorando e embelezando nossas práticas religiosas, e separando os objetos, para reforçar o princípio de separação (kedush) e assim, experimentarmos uma conexão mais profunda com D'us e com nossa tradição.
Comentários
Postar um comentário