Vayshelach e a criação do moderno Estado de Israel

 



A porção Vayshelach Bereshit (Gênesis) revela-se uma profecia ao evidenciar o fim do exílio de 2000 anos!!!

Quem diria que a chave para o renascimento de uma nação estaria escondida nas antigas escrituras!!?

A parashá (porção) Vayshelach, que a princípio parece contar uma história sobre um encontro intrigante entre Yaacov e Essav, revela-se uma profecia oculta, um verdadeiro mapa de D’us que guiou o povo judeu de volta à sua terra ancestral.

Após quase dois milênios de exílio, período marcado por perseguições,  pogrons, inquisições e expulsões, a esperança de retornar a Sião parecia apenas um sonho distante. No entanto, na Torá, estavam codificadas as pistas intrigantes sobre o futuro de Israel. A cada palavra, a cada verso, um novo quebra-cabeça se forma, até que, em um momento de revelação, a solução se apresenta, a solução se se revela diante de nossos olhos.

Vamos aos fatos: A história da criação do moderno Estado de Israel pela ONU em 1947, foi o evento que marcou o fim de um exílio milenar, que encontrou eco poderoso nas profecias da Torá. Na semana em quea ONU iria decidir sobre a criação  do Estadonde Israel, a parashá era  Vayshelach (as mesmas porções da Torá são lidas nas mesmas datas, todos os anos, desde o profeta Esdras). Vayshelach foi a porção lida naquela semana decisiva da ONU. 

Como pode essa "coincidência?Ha'Shem estaria codificando esse acontecimento? Só D'us, mesmo!!! Mas como isso é possível? Como uma história escrita há milhares de anos poderia prever um evento tão específico? A resposta reside na natureza profética da Torá. Através do estudo aprofundado das escrituras, as verdades do Talmud nos revelam que a Torá não é  um livro de histórias, mas, um manual de instruçao (Tora) para o presente e para o futuro. Ela contém as chaves para entendermos o plano de D’us para a redenção da humanidade.

Aperte o cinto para se surpreender com a sabedoria e a profundidade da revelação da vida contida na Torá. 

No Tratado Berachot 6b, discute a importância da Torá como uma forma de comunicação entre Ha'Shem e o seu povo. Ele afirma que, quando uma pessoa estuda a Torá, Ha'Shem se revela a ela e a instrui sobre como viver a sua vida segundo a ética da Torá. E no Tratado Sanhedrin 89a, se explora a relação entre a profecia e a revelação de D'us. Em que profecia é uma forma especial de comunicação entre Ha'Shem e os profetas de ISRAEL (destaco, porque existem impostores dizendo-se profetas, porém diz Amós 3:7: "Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas

Sagradas escrituas diz Deus não tem pacto com nenhum povo, além de Israel, portanto, há um só D’us, um só Mashiach (Messias), um só povo, o povo de Israel (naturais ou convertidos).

Na Assembleia Geral das Nações Unidas que se reuniu em 29 de novembro de 1947 para deliberar sobre a Resolução 181,que trazia o Plano de Partilha da Palestina, para criação  de dois estados Israel  e Palestina. E QUANDO se lia nessa semana a porção Vayshelach, em todos os lares e sinagogas, de repente, parecia estranhamente atual. Mas agora, com a aprovação da Resolução 181, a história do encontro de Yaacov  e Essav, parecia narrar a promessa bíblica do retorno dos judeus à Terra Prometida. 

A Parashá Vayshelach narra o encontro dos irmãos depois de 20 anos, após de Essav tee amassado de morte, a Yaacov. Veja, 20 anos no exílio e o povo de Israel,  2 séculos!! Dois cilos.

Os irmãos rivais tinham a disputa da bênçãos da herança da terra de Israel  prometida para Avraham e Isaac.

A ONU decide pelo retorno de Israel em 1947 que ocorreu em 1948 do calendário gregoriano,  contudo no calendário hebraico tudo ocorreu no mesmo ano. A saber, no ano 3850.

Ocorre que após 2000 anos de exílio Israel passa a ter o direito, ou melhor a permissão vinda dos autos céus, para se estabelecer definitivamente em sua terra, das peregrinações de seus pais Avraham. Isaac e Yaacov, agora para todo o sempre, até que o Mashiach assuma como Rei!!

A parashá Vayshelach apresenta às tribos de Esaú, os descendentes de Edom que dominaram a terra de Israel até 1948. Os "príncipes de Esaú" mencionados em Gênesis 36 se referem aos líderes e chefes das tribos, "19 São estes os filhos de Esaú, e esses seus príncipes; ele é Edom".

 Eles são onze, semelhante aos filhos de Yaacov, nesta mesma Parasha:

 Elifaz

Reuel

Jeús

Jalão

Corá

Gaetã

Amaleque

Timna

Mibzar

Magdiel

Iram


Ao concluir a descendência de Esaú, de cada filho, faz a identificação dos "príncipes de Edom, segundo as suas HABITAÇÕES na TERRA da SUA POSSESSÃO. Este é Esaú, pai de Edom".

Contudo,  começa o próximo verso (37.1) dizendo:

"Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã". Ou seja, após o exílio de Israel (Jacó) em Harã, após toda exploração que sofreu, risco de vida, como dito: "lutaste com D-us e com os homens e prevaleceste". 

Semelhantemente à 1948, como D'us chamou Yaacov para sua terra e aí compôs suas diferenças com seu irmão Essav (Edom) e passa a habitar, tomar posse da terra que Ha'Shem prometeu a Avraham, Isaac e a Ele, Yaacov, D’us, agora guia seu povo para o novo Estado de Israel, e daí, não sairá jamais.

Há uma intrigante senha codificada na Torá: Devarim (Deuteronômio) 30:5 é o 5708º versículo da Torá. Se somarmos todos os versículos, começando do Gênesis 1 e passando por todos os capítulos de Êxodo, Números, até chegar a este ponto em Deuteronômio, atingimos um total de 5708 versículos. O código fascinante reside no fato de que, de acordo com o calendário hebraico usado no período do bronze, o ano 5708 corresponde ao ano de 1948 do calendário gregoriano, marcando a criação do Estado de Israel. Assim, o número de versículos até a promessa de retorno do exílio coincide com o ano de retorno à terra de Israel – o ano 5708 (1948 do calendário gregoriano). 

Aswim, na porção estava a revelação ao povo ISRAEL do seu assentamento na terra prometida.

A porção da semana é o diálogo de HaShem para a nossa vida diária. 

BH


Comentários

  1. Deus foi quem colocou o povo de Israel em exílio como punição por sua desobediência. No entanto, também foi Deus quem prometeu reunir seu povo e levá-lo de volta à terra de Israel.

    Isso pode ser visto no trecho de Ezequiel 37:11-14, onde Deus diz que Ele mesmo abrirá as sepulturas do povo de Israel e os fará sair delas. No trecho de Deuteronômio 30:1-10, Deus diz que Ele mesmo terá compaixão do povo de Israel e o reunirá de novo dentre todos os povos entre os quais se espalhou.

    Portanto, segundo as escrituras, o retorno do povo de Israel à terra de Israel é uma obra de Deus e não segundo a vontade de povo de Israel. É uma obra de redenção e restauração, que Deus realizará por sua misericórdia e amor. Alguns estudiosos interpretam esses versículos de forma diferente, argumentando que o povo de Israel também teve um papel a desempenhar em seu retorno. Eles apontam que o trecho de Deuteronômio 30:1-10 diz que o povo de Israel deve se voltar para Deus e obedecer aos seus mandamentos para que Deus o reúna.

    No entanto, mesmo nessa interpretação, a iniciativa ainda é de Deus.
    É Deus quem dá a oportunidade ao povo de Israel de se voltar para Ele e obedecer aos seus mandamentos.
    O povo de Israel só pode responder à iniciativa de Deus.

    Portanto, seja qual for a interpretação, as escrituras deixam claro que o retorno do povo de Israel à terra de Israel é uma promessa de Deus, que Ele cumprirá no tempo d'Ele e de acordo com sua vontade.

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    1. Perfeita a sua interpretação. Servindo de imprescindível contribuição para esta reflexão. BH!!! Toda raba Moshé

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  2. Nada foge as promessas do Eterno assim se cumpriu em 1947 até os dias de hoje ontem,hoje,amanhã pertence a D'us Israel termômetro do planeta guando venta em Israel o mundo treme todah raba aos percussores desse artigos H'SHEM seja louvado (Jo mess

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