Vayera: Deus escolhe Isaac e o Mashiach

 



Vayera é a porção da Torá em que Abraão recebe três visitantes, sendo um eles a manifestação do próprio Hashem.
Nessa visita, Hashem informa a Abraão e Sara que eles terão um filho no próximo ano, nessa ocasião.

E chega a mesma data e nasce Isaac, e no oitavo dia é circuncidado. Ele cresce e é menosprezado por Ismael. Hashem confirma que Seu projeto para humanidade é por intermédio de Isaac, pois foi dito:
*Avraham certamente VIRÁ a SER uma GRANDE e PODEROSA NAÇÃO" e então esclarece a forma dessa grande nação: NELE SERÃO BENDITAS todas as nações da terra"*

Aqui, Hashem estava conformando a promessa feita em Gênesis 12.3. Essa promessa é cláusula fundamental do Pacto, Aliança que Deus fez com Avraham e seus descendentes.

Na prática, "abençoar todas as nações da terra"  significa que, por meio da descendência de Abraão, todas as nações terão a oportunidade de obter benefícios espirituais, ter experiência com Hashem (emuná). Isso inclui a possibilidade de conhecer e adorar o Deus verdadeiro, receber a Torá (orientação e sabedoria dEle), experimentar a redenção  e desfrutar de uma relação íntima com Deus. E no futuro (olam habá) viver no Reino de Hashem, em que só haverá um povo, e o Seu nome será Um.

Esse: "serão abençoados todos os povos", quer dizer que por meio do povo judeu, todas as nações terão a oportunidade de aprender sobre os princípios e valores morais estabelecidos por Deus na Torá (justiça, a compaixão, a santidade e o amor ao próximo), as nações poderão experimentar uma vida mais plena e harmoniosa.

Pois Deus disse:
"Porque EU o ESCOLHI PARA QUE ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que GUARDEM o CAMINHO do ETERNO e PRATIQUEM a JUSTIÇA e o JUÍZO"

Mas o que significa na prática, "GUARDAR o CAMINHO do Eterno"? Significa seguir os princípios e os ensinamentos éticos de Deus, conforme revelados na Torá.
São comportamentos práticos entre nós e nossos próximos. Em outras palavras, isso envolve viver uma vida de acordo com os princípios e valores morais estabelecidos por Deus, que, praticando esses valores, somos separados (kadosh ['santificado']) e assim experimentamos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, pela renovação da nossa mente, não tomando a forma dos valores deste mundo.

E "praticar a justiça", o que vem a ser ... para que não fique como discurso retórico, no ar...

“Praticar a justiça” refere-se ao agir, nossas ações, com retidão e equidade.
Nossas ações são os frutos de nossa mente. Se você é honesto, praticar honestidade, se generoso, saberá ajudar as pessoas, se condessendente, entenderá as pessoas e as ajudarão a se elevarem. Veja não tem nada de religioso, mas ações práticas, pois estes são os frutos que se esperam: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, em todas as nossas interações com os outros.

Praticar o juízo” significa praticar decisões coerentes com a ética da Torá (sábias e justas).
Isso envolve discernir entre o certo e o errado segundo a perspectiva de Deus.
O juízo correto requer conhecimento da Torá e uma busca constante pela verdade e pela justiça. Daí a necessidade de estudar a Torá e ir na sinagoga para  praticar Edut (mandamentos de testemunho) e aprender com os sábios do nosso povo.

Mas por que estudar na Sinagoga com um judeu e não em uma igreja com um gentio?

Existem várias razões:

1-   Deus não fez pacto algum outro povo ou nações da Terra, apenas com Israel!

2- A benção de Abraão para todas as famílias da terra (nações) é que todos estavam separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança para a vida eterna, e sem Deus no mundo. Mas, com o Mashiach, e o processo de conversão dos valores para os judaicos, todos podem integrar a comunidade de Israel e tornarem com ele, concidadão, estarem sobre o mesmo manto (chupá) de direito de todos os judeus.

3- O povo judeu tem o propósito de ser uma luz para as nações: Deus escolheu o povo judeu para ser uma luz para as nações, para compartilhar Seus ensinamentos e princípios com o mundo. Isso é mencionado em Isaías 42:6, onde Deus diz: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão; e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios".

4- Muito importante: o canal, a preservação da revelação divina: Deus escolheu o povo judeu para preservar e transmitir (Torá escrita e oral). Sua revelação ao longo das gerações. Os judeus foram encarregados de preservar a Torá e transmitir de geração em geração. Veja Dt 4:5-6, Deus diz: "Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos”.

5- Eles têm a responsabilidade de ser um reino de sacerdotes: Deus escolheu o povo judeu para ser um reino de sacerdotes, para interceder em nome das nações e trazer a presença de Deus ao mundo: Ex 19:6 "E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo".

6-  O cumprimento das promessas feitas aos patriarcas: Deus escolheu o povo judeu para cumprir as promessas feitas aos patriarcas, como Avraham, Isaac e Yaacov. Essas promessas incluíram a benção à todas as nações por meio da descendência de Avraham. Isso é mencionado em Gênesis 22:18, onde Deus diz a Avraham: "E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra".

7- Em Amós 3:7, Deus declara: "Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas".

Daí, concluímos que a grande benção que Deus estabeleceu foi eleger um povo (para aproximar todas as famílias da terra), dar a esse povo a experiência de viver com Deus, e ser este povo, o meio pelo qual Deus fará a redenção do mundo, com a vinda do Mashiach, descendente de Avraham, Isaac, Yaacov e, por promessa, David!!

Que seja prontamente e em nossos dias para acabar com o hamas (violência) na terrae começaremos uma era de shalom!!!































#judaísmo #torá #torah #sinagoga #festas_judaicas #moedim #sefardita #askenzi #jerusalem #Israel #Hashem #judaísmo-nazareno #judaísmo_messiânico #messias #mashiach

#Judaïsme #Torah #Torah #Synagogue #Fêtes_juives #Moedim #Séfarade #Askenzi #Jérusalem #Israël #Hachem #Judaïsme_nazaréen #Judaïsme_messianique #messie #mashiach

#יהדות #תורה #תורה #בית כנסת #חגים_יהודיים #מועדים #ספרדי #אסכנזי #ירושלים #ישראל #השם #יהדות_נצרת #יהדות_משיחית #משיח #משיח

#Judaísmo #Torá #Torá #Sinagoga #Fiestas_judías #Moedim #Sefardí #Askenzi #Jerusalén #Israel #Hashem #Judaísmo_nazareno #Judaísmo_mesiánico #mesías #mashiach



Comentários

Postagens mais visitadas