Noach: níveis de violência (hamas)

 


Na parasha Noach, aprendemos sobre a responsabilidade da liderança e as consequências que podem surgir quando ela é negligente ou abusa de seu poder. 

Noach, o protagonista dessa porção, foi escolhido por Deus para liderar a sua família e com a construção da arca, influenciar a sociedade, em um momento crítico da história humana. 

Apesar de Noach ser descrito como um homem justo e íntegro, ele não teve influência positiva nas pessoas ao seu redor. Mas, por que? Uma mensagem depende da ação ativa de que leva a mensagem e, também, ativa, de quem recebe a mensagem (condições espirituais e nível de consciência para TER INTERESSE NA MENSAGEM). 

Por que ele não conseguiu convencer seus contemporâneos a abandonar seus caminhos corruptos e se voltar para "a Senda". No Talmud as discussões sobre esta situação, passam pela comparação dele com Avraham. São midrashim!!!! 

A maldade (hamas) que estava na sociedade havia contaminado completamente a sociedade, a ponto de profanar o nome de HaShem. 

Lembre-se que em Bereshit começou a invocar o Nome de Hashem. 

A sociedade de Noach passou profanar ou usar o nome sagrado de Hashem de forma irreverente ou negativa. Tanto que no fim da parasha eles disseram:

"edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o NOSSO NOME"

A maldade e a corrupção que se espalharam pela sociedade da época, por acompanharem os desejos e impulsos do coração e do desejo. As pessoas se afastaram dos caminhos de Deus.

 Essa maldade era evidente em suas ações e palavras, incluindo desonrar contra o nome de Hashem. A maldade e a corrupção são consequências diretas da falta de conexão com D'us, o que reflete uma desconexão com a espiritualidade e uma falta de temor a D'us, tornando-se surdos. 

A parasha Noach nos alerta sobre as consequências da maldade e da blasfêmia. Hashem, que conhece o coração e é tardío em irar-se, resolve mandar o dilúvio para purificar a terra e destruir a sociedade corrupta da época. 

Então pergunto: Qual a possibilidade ou a eficácia de uma mensagem quando o receptor está tão distante que, por mais que se mostre, prove, insista, a pessoa ou a sociedade não consegue ouvir, compreender, por seu entendimento estar completamente desconectado da Luz de Hashem? 

Hoje nossa sociedade está semelhante. Usam o nome de HaShem, as Sagradas Escrituras para proveito próprio, manipulando a mensagem, negando os seus mandamentos, falando em seu nome de forma contrária a tudo que ele mandou, como por exemplo NEGAM:

 - Amar a Deus: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

- NEGAM obedecer o Shabat: A obediência ao Shabat é um princípio central na Torá que continuará até na nova Jerusalém, conforme Isaías. 

-Negam o Estudo da Torá: O estudo da Torá é um mandamento contínuo e essencial para todo o povo de Deus. 

- Negam a obediência às festividades: Estas festas de Hashem como Pêssach, Shavuot e Sucot, são mandamentos eternos. 

- Negam o respeito à vida: A Torá valoriza a santidade da vida e proíbe o assassinato, que incluí fofoca, desprezo do próximo. 

- Negam a vida sexual segundo a Torá, praticando sexo no namoro, assistindo filmes ou olhando fotos, textos que Hashem odeia, ou despeitantam a santidade do casamento.

 Etc. etc. etc. 

Parasha Noach: a decisão de seguir a HaShem ou a uma religião é sua, e dependerá de sua decisão de ouvir a vó de Hashem, e segui-lo com todo coração e com toda sua força.

Comentários

Postagens mais visitadas