Cruzamos a linha vermelha, como na época de Noach?
O ataque do Hamas (violência) seria um sinal de que as
sociedades cruzaram a linha vermelha?
Violência em hebraico é Hamas.
O que é violência?
É o uso de uma força que rompe com um valor sabidamente tido por
bom, desejável, urbano, evoluído ou moral.
A violência se manifesta pela ação-força, expressa por qualquer
meio, que atinja os valores mais nobres que uma pessoa ou sociedade conseguiu
destilar, de todas as práticas, ao longo de sua existência.
O princípio da ética é a Instrução de Hashem (Torá). Os valores
que se amoldam a esta instrução são bons, valiosos e elevados, e todo ao
contrário é o afastamento das sagradas Escrituras, é classificada de transgressão, e esta, transgressão à Torá foi traduzida para o português
como pecado.
Vejamos as ações que estão sendo implantadas em todo o mundo,
inclusive Israel que identificam com a violência (hamas) do período de Noach:
1. Legalização do
aborto.
2. Reconhecimento e
proteção dos direitos de todos os comportamentos sexuais que são contrários à
Torá (homo, bi, tri, pansexualismo, etc.)
3. Legalização do
casamento entre pessoas do mesmo sexo, com 3 ou mais pessoas de sexo
diferentes, com animais ou coisas, como robô, por exemplo.
4. Reduzir a influência
dos valores judaico-cristãos, para construção de uma nova civilização
pós-judaico-cristã.
5. Reformar o
sistema de justiça criminal para reduzir o encarceramento relativizando
algumas condutas criminais.
6. Alterar conceitos
sociais fundados na Torá para aceitar com normalidade todos os 'gêneros', desde
como uma pessoa se entende (como árvore, animal, coisa, etc.) a ter
direito de ser respeitado e tratado como tal.
Essa é uma agenda positiva que busca a homogeneização de todas
as culturas para a negação da Torá (antinomia).
Quanto às violências atuais, pode-se dizer:
Do sistema judiciário: muito
se argumenta que o sistema judiciário tende a ser favorável aos interesses das
classes mais privilegiadas da sociedade: políticos corruptos e poderosos não
são presos; A relativização dos valores: aplicação da justiça como aplicação da
lei (mesmo que essa lei fira valores morais como a vida ultra uterina); ou
julgar conforme interesse do Estado, ou para benefício próprio, ou da própria
classe, etc.
Do Estado: Cerceamento do
direito de defender valores e costumes baseados na Torá e, por outro lado, a
ampla liberdade de defender, os contrários à Torá. Governar privilegiando
os mais ricos e poderosos; criar regras que beneficiam os amigos do
governante. desenvolver mecanismos de 'escravidão' (dependência) do
Estado, etc.
Da sociedade: convalidar
sistemas ilegais, colocando no poder pessoas sabidamente corruptas ou que se
sabe serem imorais, usurpadoras, réprobas, etc.
Das Instituições
religiosas: que usam pessoas para atingirem os fins a que amam, a saber:
controle do grupo, poder, vaidade e patrimônio.
Das pessoas, que aderem
às agendas governamentais adotando valores (inicialmente chocantes que, depois,
normalizam) como aborto por simples querer ou motivos econômicos; O
deleitar em violência no cinema, teatro, games com matanças realísticas,
potencializando o lado animal do homem; A valorização do egocentrismo (eu
em primeiro lugar) e com isso, decidem não ter filhos, não se dedicar ao estudo
das instruções de Deus, e buscam religiões, descompromissadas, para
substituir está experiência.
A palavra "hamas" em hebraico significa
"violência" ou "opressão".
No aspecto espiritual da Torá, o conceito de violência
"hamas" é condenável.
A Torá nos ensina a buscar a paz, a justiça e a harmonia em
nossas vidas e em nossas relações com os outros, e praticar as instruções,
ética da Torá.
A violência é considerada uma transgressão dos princípios éticos
e morais dos que seguem as Sagradas Escrituras:
Justiça: A justiça é um
valor fundamental na tradição judaica. A Torá nos instrui a cuidar dos
necessitados, dos órfãos, das viúvas e dos estrangeiros em nossa sociedade. O
"hamas" é contrário a esse princípio, pois envolve opressão e
violência contra os mais vulneráveis.
Idolatria: A
violência pode ser vista como idolatria, quando a pessoa se coloca como o
alvo e principal objetivo de vida (estudo, trabalho, lucro para mim, para meu
prazer, meu reconhecimento social, para me destacar na sociedade e obter deles
sua admiração).
A Torá valoriza a vida humana e nos instrui a preservá-la. O
apoio ao necessitado, a tzedaká desinteressada, a busca do conforto e bem-estar
do outro (no anonimato), são valores da Torá.
Vê-se que a violência descrita em Noach está presente e agora,
com a força da lei e do estado, busca estabelecer valores e práticas contra a
Torá. Essa violência (hamas) produzida pelo Hamas seria um sinal de que a
humanidade cruzou a linha vermelha, semelhante à do tempo de Noach?
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