A arca de Avraham e a arca de Noach
Quanto ao nível de elevação própria e da sociedade ao seu entorno:
Noach era um homem justo em sua geração, mas não teve/não conseguiu influenciar nas pessoas ao seu redor. Ele obedeceu a Hashem, construiu uma a arca para salvar sua família e os animais, mas não conseguiu convencer os outros a se arrependerem de seus caminhos.
Avraham, por outro lado, não apenas buscou sua própria elevação espiritual, mas também se esforçou para influenciar e ensinar os outros sobre a existência de um único Deus verdadeiro. Ele abriu sua tenda para receber viajantes e compartilhar a sua experiência com Hashem (traduzida com emuná, mau traduzida para o português como 'fé') e, antropologicamente falando, pasar a sua sabedoria para eles.
Quanto ao objetivo de Hashem com Noach e com Avraham:
Hashem escolheu Noach para abençoar a humanidade materialmente preservarlndo os animais (por causa do Dilúvio), pelos méritos de Noach (não se sua esposa e filhos e noras) que era um homem justo e íntegro.
Com Avraham, por sua característica, Hashem tinha um objetivo maior em mente. Com a divisão daa humanidade em escolas de pensamento, práticas e tradições (nações, fato que inexistia ao tempo de Noach) Ele escolheu Avraham para ser o pai de uma nação especial, o seu povo, que teria por Constituição, código penal e civil l, a sua Instrução (Torá), sendo assim, luz para as nações, com objetivo de que a cada pessoa das nações, pudesse decidir abraçar o pacto de Hashem, e se submeter ao seu governo, integrando o Reino futuro do Mashiach.
Missão para a humanidade e para sua família:
Noach foi instruído a construir a arca e salvar sua família e os animais do Dilúvio. Sua missão era preservar a vida e recomeçar a humanidade.
Avraham recebeu a missão de ser uma benção, através da experiência com Hashem (emuná, que foi desfocada, como 'fé') para todas as famílias da Terra. Por Avraham e sua descendência o mundo foi presenteado com o Manual de Instrução (Torá), que possibilita estruturar de forma segura a verdadeira experiência espiritual (emuná) com Hashem, sem mistura como fazem todas as nações que não tem ou que seguem a Bíblia segundo a tradição e orientação de suas teologias.
Nível de abominação no tempo de Noach e de Avraham:
No tempo de Noach, a sociedade estava imersa em corrupção e violência, em todos os níveis que excedeu o limite de tolerância e tempo para fazer retorno (teshuva). Tornando-se cegos e surdos, com suas mentes inabilitadas, plenamente impossibilitadas de perceber a Instrução (Torá), à semelhança dos amorreus, "porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus" Gn 15.16.
No tempo de Avraham, as sociedades que habitavam Canaã estavam corrompidas como no tempo de Noach, ainda havia desafios morais e idolatria. Avraham teve que enfrentá-los opondo-os mediante práticas e Instruções vindas de Hashem, para que vendo, fizessem teshuvá.
Estratégia de Hashem para aproximar Seu povo de Noach e de Avraham:
Com Noach, Hashem usou uma estratégia de destruir a sociedade corrupta através do Dilúvio e preservar Noach e sua família para recomeçar a humanidade.
Com Avraham, Hashem escolheu se revelar a ele e fazer uma aliança eterna com sua descendência, constituindo uma nova nação, de propriedade exclusiva. Para que a sociedade pudesse exercer seu livre arbítrio: integrar ao povo de Hashem ou não viver.
Estratégia de Hashem para o Olam Habá (Mundo Vindouro):
Com base na Torá e nos profetas, tem-se que aqueles que seguem os mandamentos de Deus por opção de vida, e vivem uma vida justa (conforme a Instrução), e de forma consciente de sua vida (vida piedosa), terão uma parte no Mundo Vindouro.
Obediência à Torá: Em Deuteronômio 28:1-14, há uma lista de bençãos que são prometidas ao povo de Israel se eles obedecerem aos mandamentos de Hashem e suas práticas (caminhos).
Arrependimento e retorno a Deus: Em Deuteronômio 30:1-10, é mencionado que, mesmo que o povo de Israel tenha se afastado de Deus, se eles se arrependerem e voltarem a Ele de todo o coração, Ele os abençoará e restaurará.
Cumprimento das leis de justiça e caridade: Em Deuteronômio 24:19-22, é ensinado que quando alguém colhe sua colheita, deve deixar uma parte para os necessitados, os órfãos e as viúvas. Essa ação de justiça e caridade é abençoada por Deus.
Observância do Shabat: Em Deuteronômio 5:12-15, é ordenado que o povo de Israel observe o Shabat, um dia de descanso dedicado a Deus. Aqueles que guardam o Shabat são abençoados com descanso e renovação, em especial aos "estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar" Isaías 56.6-7
Respeito aos pais: Em Deuteronômio 5:16, é ensinado que devemos honrar nossos pais. Aqueles que honram e respeitam seus pais são abençoados com uma vida longa e próspera.
Que você tenha coragem de enfrentar sua família, parentes e cidade e sair por você e curtir os mandamentos da Instrução (Torá) com um coração sem cascas (Kilipot) da influência negativas dos que querem dar uma nova interpretação para negar a Torá com ares de espiritualidade, que Hashem não reconhece
BH
#judaísmo #torá #torah #sinagoga #festas_judaicas #moedim #sefardita #askenzi #jerusalem #Israel #Hashem #judaísmo-nazareno #judaísmo_messiânico #messias #mashiach
#Judaïsme #Torah #Torah #Synagogue #Fêtes_juives #Moedim #Séfarade #Askenzi #Jérusalem #Israël #Hachem #Judaïsme_nazaréen #Judaïsme_messianique #messie #mashiach
#יהדות #תורה #תורה #בית כנסת #חגים_יהודיים #מועדים #ספרדי #אסכנזי #ירושלים #ישראל #השם #יהדות_נצרת #יהדות_משיחית #משיח #משיח
#Judaísmo #Torá #Torá #Sinagoga #Fiestas_judías #Moedim #Sefardí #Askenzi #Jerusalén #Israel #Hashem #Judaísmo_nazareno #Judaísmo_mesiánico #mesías #mashiach
Comentários
Postar um comentário