A arca de Avraham e a arca de Noach



O Senhor disse a Avraham: “Saia por ti da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai, para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, e o abençoarei; engrandecerei o seu nome, e você será uma benção."

Veja, algumas diferenças de propósito entre a arca de Avraham e, a de Noach, considerando os parâmetros da Parasha Lech Lechá, no aspecto específico de Bereshit 12:1-2

Quanto ao nível de elevação própria e da sociedade ao seu entorno:

Noach era um homem justo em sua geração, mas não teve/não conseguiu influenciar nas pessoas ao seu redor. Ele obedeceu a Hashem, construiu uma a arca para salvar sua família e os animais, mas não conseguiu convencer os outros a se arrependerem de seus caminhos.

Avraham, por outro lado, não apenas buscou sua própria elevação espiritual, mas também se esforçou para influenciar e ensinar os outros sobre a existência de um único Deus verdadeiro. Ele abriu sua tenda para receber viajantes e compartilhar a sua experiência com Hashem (traduzida com emuná, mau traduzida para o português como 'fé') e, antropologicamente falando, pasar a sua sabedoria para eles.

Quanto ao objetivo de Hashem com Noach e com Avraham:

Hashem escolheu Noach para abençoar a humanidade materialmente preservarlndo os animais (por causa do Dilúvio), pelos méritos de Noach (não se sua esposa e filhos e noras) que era um homem justo e íntegro.

Com Avraham, por sua característica, Hashem tinha um objetivo maior em mente. Com a divisão daa humanidade em escolas de pensamento, práticas e tradições (nações, fato que inexistia ao tempo de Noach) Ele escolheu Avraham para ser o pai de uma nação especial, o seu povo, que teria por Constituição, código penal e civil l, a sua Instrução (Torá), sendo assim, luz para as nações, com objetivo de que a cada pessoa das nações, pudesse decidir abraçar o pacto de Hashem, e se submeter ao seu governo, integrando o Reino futuro do Mashiach.

Missão para a humanidade e para sua família:

Noach foi instruído a construir a arca e salvar sua família e os animais do Dilúvio. Sua missão era preservar a vida e recomeçar a humanidade.

Avraham recebeu a missão de ser uma benção, através da experiência com Hashem (emuná, que foi desfocada, como 'fé') para todas as famílias da Terra. Por Avraham e sua descendência o mundo foi presenteado com o Manual de Instrução (Torá), que possibilita estruturar de forma segura a verdadeira experiência espiritual (emuná) com Hashem, sem mistura como fazem todas as nações que não tem ou que seguem a Bíblia segundo a tradição e orientação de suas teologias.

Nível de abominação no tempo de Noach e de Avraham:

No tempo de Noach, a sociedade estava imersa em corrupção e violência, em todos os níveis que excedeu o limite de tolerância e tempo para fazer retorno (teshuva). Tornando-se cegos e surdos, com suas mentes inabilitadas, plenamente impossibilitadas de perceber a Instrução (Torá), à semelhança dos amorreus, "porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus" Gn 15.16.

No tempo de Avraham, as sociedades que habitavam Canaã estavam corrompidas como no tempo de Noach, ainda havia desafios morais e idolatria. Avraham teve que enfrentá-los opondo-os mediante práticas e Instruções vindas de Hashem, para que vendo, fizessem teshuvá.

Estratégia de Hashem para aproximar Seu povo de Noach e de Avraham:

Com Noach, Hashem usou uma estratégia de destruir a sociedade corrupta através do Dilúvio e preservar Noach e sua família para recomeçar a humanidade.

Com Avraham, Hashem escolheu se revelar a ele e fazer uma aliança eterna com sua descendência, constituindo uma nova nação, de propriedade exclusiva. Para que a sociedade pudesse exercer seu livre arbítrio: integrar ao povo de Hashem ou não viver. 

Estratégia de Hashem para o Olam Habá (Mundo Vindouro):

Com base na Torá e nos profetas, tem-se que aqueles que seguem os mandamentos de Deus por opção de vida, e vivem uma vida justa (conforme a Instrução), e de forma consciente de sua vida (vida piedosa), terão uma parte no Mundo Vindouro.

Com essas diferenças entre Noach e Avraham pode-se compreender a primeira camada de entendimento da palavra "benebrechu" (בְּנֵֽבְרְכ֣וּ) em Lech Lechá, que diz em ti serão benditas todas as famílias da terra. Benebrechu" (בְּנֵֽבְרְכ֣וּ)t em sua raiz na palavra "baruch" (בָּרוּךְ), que significa "abençoado". A raiz triconsonantal dessa palavra é "bet-resh-chet" (ב-ר-כ), que está relacionada à ideia de plenitude e benção divina. A gematria (valor numérico) de benebrechu é calculada somando-se os valores numéricos de 
cada letra, assim, a gematria total é 322.

A redenção é vista como uma vitória divina que traz libertação, restauração e salvação para o povo judeu e para toda a humanidade.
Através da benção de Deus, podemos experimentar a redenção em várias áreas de nossas vidas, incluindo a espiritual, a emocional e a física. A benção de Deus traz consigo a promessa de restauração, renovação e liberação das dificuldades e aflições que enfrentamos. Portanto,  "benibrechu" benção dará à pessoa a experiência com Deus para confiar em sua Instrução (emuná) que lhe trará redenção, a benção de Hashem, compondo isto, o processo de redenção.

Assim, aqui estão algumas bençãos dessa Instrução, contidas nas últimas parashiot (porções) do livro de Deuteronômio, em que encontramos várias ações e situações que traduz a prática de "benebrechu", abençoadas:

Obediência à Torá: Em Deuteronômio 28:1-14, há uma lista de bençãos que são prometidas ao povo de Israel se eles obedecerem aos mandamentos de Hashem e suas práticas (caminhos).

Arrependimento e retorno a Deus: Em Deuteronômio 30:1-10, é mencionado que, mesmo que o povo de Israel tenha se afastado de Deus, se eles se arrependerem e voltarem a Ele de todo o coração, Ele os abençoará e restaurará.

Cumprimento das leis de justiça e caridade: Em Deuteronômio 24:19-22, é ensinado que quando alguém colhe sua colheita, deve deixar uma parte para os necessitados, os órfãos e as viúvas. Essa ação de justiça e caridade é abençoada por Deus.

Observância do Shabat: Em Deuteronômio 5:12-15, é ordenado que o povo de Israel observe o Shabat, um dia de descanso dedicado a Deus. Aqueles que guardam o Shabat são abençoados com descanso e renovação, em especial aos "estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar" Isaías 56.6-7

Respeito aos pais: Em Deuteronômio 5:16, é ensinado que devemos honrar nossos pais. Aqueles que honram e respeitam seus pais são abençoados com uma vida longa e próspera.

Que você tenha coragem de enfrentar sua família, parentes e cidade e sair por você e curtir os mandamentos da Instrução (Torá) com um coração sem cascas (Kilipot) da influência negativas dos que querem dar uma nova interpretação para negar a Torá com ares de espiritualidade, que Hashem não reconhece

BH

























#judaísmo #torá #torah #sinagoga #festas_judaicas #moedim #sefardita #askenzi #jerusalem #Israel #Hashem #judaísmo-nazareno #judaísmo_messiânico #messias #mashiach

#Judaïsme #Torah #Torah #Synagogue #Fêtes_juives #Moedim #Séfarade #Askenzi #Jérusalem #Israël #Hachem #Judaïsme_nazaréen #Judaïsme_messianique #messie #mashiach

#יהדות #תורה #תורה #בית כנסת #חגים_יהודיים #מועדים #ספרדי #אסכנזי #ירושלים #ישראל #השם #יהדות_נצרת #יהדות_משיחית #משיח #משיח

#Judaísmo #Torá #Torá #Sinagoga #Fiestas_judías #Moedim #Sefardí #Askenzi #Jerusalén #Israel #Hashem #Judaísmo_nazareno #Judaísmo_mesiánico #mesías #mashiach


Comentários

Postagens mais visitadas