Orações diárias: diferenças entre o homens e mulheres

    


De acordo com a tradição judaica, tanto homens quanto mulheres são estimulados a se envolverem na oração diária. Porém, existem algumas diferenças nas obrigações e práticas de oração entre homens e mulheres.

Os homens devem rezar três vezes ao dia, conhecidas como as três orações diárias:

Shacharit (a oração da manhã). Em razão da imolação da manhã, conhecida como "Korban Tamid", era realizada esta cerimonia diariamente no Templo Sagrado em Jerusalém. Ela consistia em imolar um cordeiro e queimá-lo no altar. O Korban Tamid era realizado pela manhã, aproximadamente às 9 horas;

Minchá (a oração da tarde). Em referência à imolação da tarde, conhecido como "Korban Tamid Shel Ben Ha'Arbayim", era realizado na parte da tarde, por volta das 15 horas. Assim como o da manhã, o utilizava-se um cordeiro, que era queimado no altar. 

Arvit (a oração da noite). E à noite, quando necessário, queimava-se parte dos korbanot do dia.

 Uma curiosidade: Eu evito utilizar palavras como 'sacrifício', oferta, sacerdote, porque são palavras em português que todos ja as conhece pela tradição cristã, mas elas estão longe, longe, extremadamente longe da mais pueril semelhança a que se refere a palavra original m hebraico. Nesta reflexão vou me deter só na palavra 'sacrifício'. Esta palavra pressupõem um sentido religioso, de alguém que traz uma oferenda, para ser morta e aplacar a ira de um deus, ou obter alguma dádiva. 

 

Na cultura hebraica, ninguém oferece nada a Deus, pois tudo é dEle; Deus não precisa de sangue de animais! A melhor palavra seria imolar, pois traz a ideia de morte, sem a carga emocional da religiosidade. Foi imolado, foi morto, abatido, degolado. A palavra imolar em hebraico é "לְהַקְרִיב" (lehakriv). Essa palavra é derivada da raiz hebraica "קרב" (karav), que significa "aproximar" ou "trazer perto"Korban, o animal que se leva para ser imolado, também tem a raiz hebraica "קרב" (karav); Kohen, o levita destacado para servir no Templo, também vem da raiz hebraica "קרב" (karav). Ou seja o contexto das imolações no Templo Sagrado, "lehakriv", o anomal (Korban) e o kohen, faziam parte de um sistema ou conjunto de atos para aproximar de forma correta e aceitável, ou seja, reconectar a pessoa à D'us

 Esses serviços de imolação diários eram realizados no Templo Sagrado como parte central do serviço no Templo. Contudo, com a destruição do Templo em 70 EC, esses sacrifícios não foram mais realizados. E, em vez disso, os judeus se voltam para o local do templo (Jerusalém) e fazem as orações de Shacharit, Mincha e Arvit.

 Essas orações são fundamentadas nas práticas milenares dos nossos antepassados ​​e são consideradas deveres religiosos para o homem judeu.

  Já para as mulheres, a obrigação de rezar é menos rígida. Embora não haja um número específico de vezes que as mulheres devam rezar, elas são estimuladas a se envolverem com as orações diárias, recitando especialmente as brachot (bençãos) matinais e agradecendo a D'us por Sua providência ao longo do dia. As mulheres também podem escolher rezar as orações formais, como Shacharit e Minchá, se desejarem.

  Para os homens, portanto, existem horários específicos para cada uma das orações. Utiliza-se o site myzmanim para identificar os horários para colocar talit e tefelim, e as demais rezas com seus horários limites para realização. No tratado Berachot, o Talmud aborda as três orações diárias dos homens e também menciona a importância da oração para as mulheres.

    As mulheres têm a liberdade de escolher os horários que melhor se adequam às suas rotinas e responsabilidades diárias. O mais importante é cultivar uma conexão pessoal com Deus por meio da oração e buscar a espiritualidade. O Talmud confirma que elas também têm a obrigação de rezar, sem, contudo, mencionar quantas vezes.

    Em síntese, homens e mulheres procuram se elevar mediante a tefilá (oração), que é uma das chaves para shalom bait, e, juntamente com as obras de caridade e estudo da Torá, estas práticas compõem as três ações que sustentam o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas