É mandamento ir à sinagoga?

  

  Para responder à questão proposta é pré-requisito deste mandamento (Mitzvá) compreender o conceito de Edut (testemunho).

    O "Edut" NÃO É CLASSIFICADO como uma categoria específica de mitzvá (mandamento) na tradição judaica. Em vez disso, o termo "Edut" refere-se a um testemunho ou testemunho de que OS SERVOS de Hashem, judeus e conversos dão ao mundo sobre a existência de Deus e a observância dos mandamentos da Torá.

    As mitzvot se classificam entre categorias, como:

- Mitzvot entre o homem e Deus (bein adam laMakom);

- Mitzvot entre o homem e o próximo (bein adam lechavero); e

 - Mitzvot relacionadas ao serviço no Templo (bein adam laMikdash). 


    Essas categorias ajudam a organizar e compreender as diferentes obrigações e responsabilidades que temos como o povo de Deus.

    Voltando ao tema, A PRÁTICA do EDUT, PODE SER CONSIDERADA UMA expressão de várias mitzvot (mandamentos), dependendo do contexto. Por exemplo, estaremos diante de uma mitzvá (mandamento) SE a PRÁTICA do Edut ENVOLVER a OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS relacionados à ÉTICA e à JUSTIÇA, como  identidade do povo de Deus, como: amar o próximo como a si mesmo (Vayikra/Levítico 19:18) ou tratar os outros com humildade, compaixão, a divulgação da sabedoria da Torá, como o mandamento de ensinar a Torá aos nossos filhos (Devarim/Deuteronômio 6:7) ou o mandamento de ser uma "luz para as nações" (Isaías 42:6).

  Afinal, devemos ser sal e luz, atuar para retificação das almas e, por consequência, do mundo.

    Pense: Como as pessoas e sua cidade verão nossas assembleias, se permanecermos (cada um) em sua casa ou acompanhando por internet as celebrações?

    Como eles saberão o que HaShem quer deles, se não há quem fale?

    A prática do Edut é fundamental para cumprir nosso papel como exemplo de Hashem para as nações. Ela está enraizada nas próprias palavras de Deus na Torá (Ex 19:6)  que diz "E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa". Isso significa que temos a responsabilidade de ser um exemplo de retidão e devoção a Deus para o mundo.

    Se celebrarmos as estas coletivas por Internet em casa, por não ter a Sinagoga de sua afiliação, como iríamos cumprir o que é coletivo, um edut, no aconchego individual do seu lar?

    Toca a você, decidir participar e aceitar o convite!

    Ao praticar o Edut, você estará testemunhando a unicidade de Deus, Sua soberania e Sua vontade para a humanidade, que você obedece a sua Palavra, reunindo-se no dia sagrado e nas festas de Deus!!

    Sempre que você participa de um edut está testemunhando para seus vizinhos, parentes e cidade que você é submisso a Deus, demonstrando (testemunhando) com a obediência aos mandamentos da Torá. Ao agir dessa forma, estamos mostrando ao mundo que Deus é real e que Sua Torá é uma fonte de sabedoria e orientação para a humanidade, ou seja "ser luz para as nações" (Isaías 42:6) e ajudando a trazer a presença de Deus ao mundo.

    Assim, estar reunido em assembleia, é considerado um Edut (testemunho) de nossa conexão com Deus e com a comunidade judaica, o povo de Deus. E, a sinagoga, é um local sagrado onde nos reunimos para orar, estudar a Torá, cumprir vários mandamentos  que só podem ser cumpridos em assembleia!!!

    Me diga: como você poderá cumprir as santas convocações que se cumpre em assembleia? 

    

        Veja as datas que Hashem estabeleceu para ser cumpridas em assembleia:

Shabat: O Shabat é o dia sagrado de descanso semanal, que começa ao pôr do sol de sexta-feira e termina ao anoitecer de sábado. É um momento em que os judeus se reúnem nas sinagogas para orar, estudar a Torá e celebrar juntos.

Yom Teruá ou Rosh Hashaná: Dia do Som do shofar ou Ano Novo judaico. É um momento de reflexão, arrependimento e renovação espiritual. Durante esses dias, os judeus e conversos se reúnem nas sinagogas para orar, ouvir o toque do shofar (chifre de carneiro) e participar de serviços especiais.

Yom Kipur: o Dia do Perdão, ocorre logo após Yom Teruá. É o dia mais sagrado do ano judaico, dedicado ao arrependimento, jejum e oração. Os judeus e conversos se reúnem nas sinagogas para participar de serviços de oração especiais, incluindo a leitura do livro de Jonas e a recitação do Vidui (confissão).

 Sucot: Festa das Cabanas(sucot), judeus e conversos constroem e habitam em sucá (cabana). É um momento de muito simbolismo e alegria. As pessoas se reúnem nas sucot para refeições festivas e serviços especiais.

 Shavuot: é a Festa das Semanas(shavuot), que ocorre sete semanas após o segundo a festa de Pessach. Nesse dia judeus e conversos se reúnem nas sinagogas para orar, estudar a Torá e participar de serviços especiais.  

    Nesta perspectiva, IR à SINAGOGA é CONSIDERADO UMA mitzvá (MANDAMENTO) IMPORTANTE no judaísmo. A Torá nos ensina a nos reunirmos como comunidade para fazer os serviços de adoração à Deus e estudar a Sua palavra. A assembleia (beit) ou sinagoga são os locais designados para essas atividades sagradas.

    Existem várias referencias na Torá e também nos ensinamentos rabínicos que destacam a importância de ir à sinagoga. Por exemplo: em Levítico 23:3 nos ordena guardar o Shabat como um dia sagrado de descanso e convocação sagrada. A palavra "convocação sagrada" (mikrá kodesh) é interpretada pelos sábios como uma referência às obrigações de se reunir na sinagoga para orar e estudar.

    Além disso, o Talmud (Berachot 8a) nos ensina que "dez judeus reunidos em oração são considerados uma congregação". Isso significa que, quando nos reunimos na sinagoga, formamos um minyan (quorum) necessário para certas orações e brachot especiais. Participar de um minyan é uma mitzvá adicional, pois permite que a comunidade cumpra certas obrigações religiosas coletivamente.

    Quem estiver impossibilitado por doença ou outra impedimento de ir à sinagoga, não transgride a Torá, por isso deve falar com o chacham (líder da comunidade) ou rabino.

    Mas se for por motivos de inexistência da linha do seu judaísmo, se você é ortodoxo, ou reformista, ou messiânico, ou nazareno, não olhe o que nos diferencia, mas sim, par
a o que nos uni, cumprir a Torá com zelo e kavod.

    Devemos nos unir, independentemente de suas afiliações religiosas. Embora haja diferenças entre as comunidades ortodoxa, reformista e nazarena, é importante lembrar que todos compartilhamos uma herança comum e uma conexão especial com o Eterno.

    Portanto se existe uma comunidade em sua cidade, deixe de participar virtualmente e passe a celebrar os Edut com outros judeus e conversos em suas assembleias (Beit) ou sinagogas, pois é recomendável deixar de lado as diferenças e darmos exemplo de união e superação, cumprindo as mitzvot, diante da sociedade e vizinhos que nos rodeiam.

Shalom!!!













<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-8590565806916956"
     crossorigin="anonymous"></script>



#judaísmo #torá #torah #sinagoga #festas_judaicas #moedim #sefardita #askenzi #jerusalem #Israel #Hashem #judaísmo-nazareno #judaísmo_messiânico #messias #mashiach

#Judaïsme #Torah #Torah #Synagogue #Fêtes_juives #Moedim #Séfarade #Askenzi #Jérusalem #Israël #Hachem #Judaïsme_nazaréen #Judaïsme_messianique #messie #mashiach

#יהדות #תורה #תורה #בית כנסת #חגים_יהודיים #מועדים #ספרדי #אסכנזי #ירושלים #ישראל #השם #יהדות_נצרת #יהדות_משיחית #משיח #משיח

#Judaísmo #Torá #Torá #Sinagoga #Fiestas_judías #Moedim #Sefardí #Askenzi #Jerusalén #Israel #Hashem #Judaísmo_nazareno #Judaísmo_mesiánico #mesías #mashiach


Comentários

Postagens mais visitadas