Tevilá: Uma experiência necessária

   


A Tevilá, ritual de imersão em água ordenada por D'us, na Torá (instrução), é um importante mandamento de Hashem, antes de ser uma tradição judaica.

    Ela é realizada para purificar a nefesh (alma), com várias repercussões espirituais que a impureza traz.

    A Tevilá marca mudança de status, alteração no rumo da vida; demonstração de propósito, e principalmente, é um ato formal e voluntário, com testemunhas, de aceitação de estado espiritual, para entrar em aliança com Hashem!

    Não é um ato ritualístico ou religioso, mas um ato formal e histórico diante dos céus de uma mudança de status, condição.

    Com a Tevilá (imersão) você está assinando com a alma a sua submissão aos efeitos que a Tevilá está a marcar conforme o seu propósito. 

    Veja aqui ALGUNS exemplos de efeitos, segundo a Tevilá que se proponha:

1- Conversão ao judaísmo: aqueles que desejam se converter ao judaísmo (entendo como o sistema instituído por Hashem na Torá) são obrigados a passar pela Tevilá como parte do processo de conversão. 

2- A imersão na mikveh simboliza a purificação espiritual, um novo nascimento, a entrada no povo judeu.

3- Noivado e Casamento: antes do casamento, tanto o noivo quanto a noiva podem optar por realizar a Tevilá como um ato de purificação espiritual, antes de começar uma nova fase de suas vidas juntos. a prática dessa purificação representa submissão e assunção das responsabilidades recíprocas, idealizadas por Hashem na Torá, para ter um início messa nova vida a dois, 100% puro, isento de máculas, em que o passado não existe e o presente e futuro é sob a instrução (Torá) de Hashem, para ter um shalom bait.

4- Após o Período Menstrual: conforme a Torá uma mulher que menstrua deve se submeter à Tevilá após o término do seu período menstrual, antes de manter a intimidade conjugal com seu marido. Essa imersão é um ato de purificação ritual.

5- Antes de Festividades Especiais: Em algumas comunidades judaicas, é costume realizar um Tevilá antes de festividades especiais, como Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico) e Yom Kipur (Dia do Perdão). Isso é feito como um ato de purificação espiritual e preparação para esses dias sagrados.


    De acordo com o Talmud, no tratado de Shabat 146a, ensina que a Tevilá tem o poder de remover impurezas espirituais e restaurar a pureza da alma. Ele afirma que a imersão em uma mikveh, rio ou mar (águas vivas) é capaz de purificar uma pessoa de uma variedade de impurezas, incluindo aquelas relacionadas ao contato com impurezas, relações conjugais e conversão ao judaísmo.

    Além disso, o Talmud também destaca que a Tevilá é um ato de renovação espiritual. Ao mergulhar na água da mikveh, a pessoa se purifica e emerge como uma nova criação, nova pessoa, pronta para se conectar mais profundamente com Deus e cumprir os mandamentos da Torá.

    A Tevilá, em si, não garante automaticamente uma mudança espiritual profunda. Ela é apenas um meio, um marco real, em alguns tipos com testemunhas, para alcançar a purificação e a renovação. Como exemplo, a diplomação de um médico o habilita para salvar vidas, mas não está na diplomação a capacidade, mas, é o ato formal de compromisso, com implicações muito mais complexas. Convenhamos, com diplomação, não garante que o médico irá abandonar as instruções da medicina para usar de crendices e amuletos para 'salvar vidas'.

    Uma verdadeira transformação espiritual ocorre quando nos esforçamos para viver conforme os ensinamentos da Torá, demonstrando que somos servos de Hashem,  e assim nos aproximamos de dEle com nossas ações e intenções.

    Veja, existe repercussão da Tevilá na nefesh (alma): é a purificação espiritual e a renovação da nossa mente com obediência às Sagradas Escrituras, que nos permite aproximarmos de Deus e cumprir nosso propósito como seu povo, nação separada por sua Palavra (santa), e assim o é, porque segue os seus mandamentos, e por segui-los, se torna separada dos demais povos pela renovação da sua mente e consequente ações. E os  mandamentos de Deus não são penosos ou difíceis de se cumprir.

    Faça teshuva (retorno a HaShem) hoje! 

    Não espere emoção, que é passageira como a lembrança de uma linda férias. Seja racional!! Você já teve experiência com D'us, agora, com a mente esclarecida, retorne aos caminhos antigos (Torá), ensinados desde a criação do mundo e expostos nas Sagradas Escrituras. Contate com um rabino ou líder de uma comunidade judaica e siga 100% a Torá.





Comentários

Postagens mais visitadas